[FUG-BR] Sugestão de compilação com o /usr < 2.6 Gbytes.

Sexta Março 27 11:45:42 BRT 2015

> On 26/03/2015, at 21:18, Paulo Henrique - BSDs <paulo.rddck em bsd.com.br> wrote:
>
> Saudações,
>
> Preciso customizar o kernel de um ServerU L100 no qual o /usr possui somente 1.6Gbytes de espaço, sendo desse total 380Mbytes já usados.
> Qual a melhor forma de atualizar o sistema alem de usar um kernel customizado apenas com esse espaço em disco ?
> Pensei em alguns meios porém opniões são sempre bem vindas.
>
> Idéia 01 - Utilizar um pen-drive para montar o diretorio /usr/src
> Essa foi a minha primeira ideia pois já usei no passado.

> [...]

Paulo, a ideia #1 me parece a mais prática e transitória, espeta um Pendrive, formata e monta como /usr/obj, seu espaço deve ser suficiente pra manter o /usr/src na CF e o /usr/obj sozinho ocupa cerca de 2GB de objetos dispensáveis após build/install do kernel. Performance típica de um pendrive (não do USB2.0) é de 30MB/s ou 480Mbit/s, inferior ao que você teria com um SMB ou NFS share (na casa de 700Mbit/s em uma rede Gigabit) mas pra taxa de escrita no /usr essa performance deve ser suficiente então a não ser que voce tenha muito mais facilidade com um network share do que um pendrive - as vezes a gente n tem nenhum PD no bolso ou por perto.

Por outro lado Paulo, se for apenas o kernel você deveria conseguir compilar com seus 1.6G livres, o world+kernel que normalmente ocupam 2.2.

Acho que você está sendo traído pelo SVN não ta não?

Dei uma olhada aqui no meu ultimo build e meu “inventário” de espaço usado é o seguinte:

# du -hs /usr/src
1.5G	/usr/src

#du -hs /usr/src/.svn
750M	/usr/src/.svn

# du -hs /usr/obj/usr/src/sys
221M	/usr/obj/usr/src/sys

Ou seja 1.8GB dos quais 750M são do .svn, então sob pena de não conseguir dar um svn update futuramente e ter que fazer checkout de novo, mas viabilizando totalmente sua compilação, rm -rf nisso ai e manda bala na CF mesmo! :)

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800