[FUG-BR] Particionamento FreeBSD 10.1

Domingo Maio 17 14:08:44 BRT 2015

Se os discos tivessem o mesmo tamanho você poderia com zfs fazer um pool com ambos. As operações se dariam em ambos os discos na mesma proporção de acesso e você ganharia performance (ou perderia se olhar apenas o lado SSD) por ter um volume híbrido.

Mas não são então você precisa trabalhar os pontos e partições mesmo. No FreeBSD base a maior parte dos acessos R+W se dão no /var então esse é um candidato a ir pro SSD. Em seguida maior parte das operações de R são no /usr particularmente o bin/ sbin/ lib/ libexec/ seguidos dos mesmos subdiretórios no /usr/local

Mas teoria e teoria e na pratica eu acho que a performance do sistema base não é sua prioridade também ja que você diz que vai usar samba.

Então o que fazer com o SSD? Sinceramente, nada. Não inicialmente.

Instale tudo no HDD. Depois dos primeiros dias em produção monitore com gstat, iostat, lsof e fstat quais são os shares do samba com acesso mais intenso. Ai sim inclua o SSD no seu jogo e coloque todos os  shares com maior frequência de acesso (ou seja maior I/O não os com maior volume de dados) no SSD.

Você tem 120 SSD pra 250 HDD praticamente um terço do volume será SSD então mapeando os shares com maior I/O certamente vc terá condições de ter os dados mais críticos, sob a ótica de performance, no SSD

Claro se vc está migrando um ambiente existente já tem condições de fazer essa monitoração antes de instalar o novo Server ai já da pra saber onde o SSD será usado com maior benefício desde o momento inicial.

Boa sorte.

Sent from my iPhone