[FUG-BR] Monitoramento dispositivos e servidores

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Domingo Maio 17 23:29:13 BRT 2015

Buenas,

Eu também sou mais um que sugeria usar Nagios/Icinga/Shinken para
monitorar. Eu uso ainda o Centreon pra centralizar e gerenciar tudo
isso.

Mesmo com o Nagios/etc... pode manter de forma nativa o SNMP e com o
Centreon na jogada, não tem perda alguma para o Cacti, com a vantagem
de inúmeras features de monitoramento.

Ah.. e você ainda tem a possibilidade de rodar um NRPE (ou mesmo outro
nagios/etc) dentro da rede que quer monitorar (dentro de uma LAN por
exemplo) e centralizar isso de forma a ficar distribuido (mandando as
estatisticas para o Centreon central).

E ainda com o Nagios, você pode fazer o monitoramento passivo (NSCA)
que envia as informações para o central.

Enfim, eu gosto do Nagios/etc por conta de toda essa flexibilidade.

Espero que ajude.

Abraços

Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)