[FUG-BR] Problema sério com link aggregation LACP no FreeBSD 10.2-RELEASE

Giovanni Tirloni gpt em gtirloni.com
Quarta Outubro 14 09:37:30 BRT 2015

On 10/14/2015 06:07 AM, Sergio Lopes wrote:
> Estou usando o FreeBSD 10.1 com 2 interfaces de 1GB e estou com o mesmo
> problema usando LACP
>

> igb2: Interface stopped DISTRIBUTING, possible flapping
> igb4: Interface stopped DISTRIBUTING, possible flapping
>

> Cada vez que o problema ocorre o tráfego da interface de um sentido
> comuta para outra interface, fazendo com que o usuário perceba uma queda
> de 5 segundos.
>
> Quando mudo para roundrobin e removo o lacp do FreeBSD e do Switch ai
> fica normal.

Veja se consegue relacionar as quedas com aumento de utilizacao da CPU.

Isso é (era?) um problema comum que eu tinha: a thread responsável por
responder os pings do LACP demorava para rodar e passava do tempo de
timeout do LACP. A solução no meu caso foi mudar o LACP de short para
long (30 segundos) no servidor e no switch.

(No meu caso acontecia durante a remoção de um snapshot grande no ZFS
que causava muita atividade de disco/CPU. Infelizmente é uma operação
que não podia deixar de fazer)

Giovanni