[FUG-BR] GPT corrupted table e kernel panic no ZFS

victorio em felipe.center victorio em felipe.center
Quarta Setembro 23 17:13:43 BRT 2015

Boa tarde.

Um servidor com FreeBSD 10.2-RELEASE amd64 deu kernel panic com a
mensagem:

panic: solaris assert rs == NULL, file:
/usr/src/sys/modules/zfs/../../cddl/contrib/opensolaris/uts/common/fs/zfs/range_tree.c,
line 186

Eu reinicei o servidor mas continuava aparecendo mesmo erro e informando
que a tabela GPT do disco ada1 estava corrompida.

Bootei o sistema em single mode, recuperei o GPT com o comando gpart
recover ada1, contudo qualquer comando zpool ou zfs continua dando o
mesmo panic no sistema.

O FreeBSD está instalado no disco ada0 e os dados estão no ada1. O ada1
é um vdev de um pool ZFS de dados (zpool create dados /dev/ada1).

Qualquer comando zfs ou zpool que tenta acessar esse pool dá kernel
panic. Eu também instalei o zfsonlinux num Ubuntu 14.04 para tentar
importar o zpool, mas o módulo do kernel quebra também.

Eu testei o disco com o smartctl e pelo menos no teste short, não é
reportado nenhum erro.

Alguém tem alguma dica de como eu posso recuperar os dados?