[FUG-BR] PF com RDR na externa mas para acesso pela rede interna

Rafael Chagas Pelegrineli rafpelegri em yahoo.com.br
Quinta Setembro 24 16:27:35 BRT 2015

Boa tarde.    Tenho um FreeBSD 8.4 com PF e o utilizo como gateway na empresa, então o forward está habilitado e o firewall rodando com NAT da rede interna para externa traduzindo para o endereço externo do servidor, e RDR de portas específicas no endereço externo para endereços internos na rede. O problema é uma máquina interna acessar uma porta específica utilizando o IP externo como destino, mas que tem um RDR para outra máquina na rede interna.

Ex: Tenho um servidor com endereço 192.x.x.60 com um serviço rodando na porta 7070. No gateway tenho uma regra que redireciona os acessos ao endereço externo 200.x.x.131 na porta 7070 para o servidor interno 192.x.x.60 na porta 7070. Mas se uma máquina na rede interna com endereço 192.x.x.96 precisar acessar o serviço utilizando o IP externo 201.x.x.131 na porta 7070, o RDR não funciona.
Regras do firewall com relação a esse problema:================================================ext_if0="re2"ext_addr0="200.x.x.131"ext_net="{ 200.x.x.128/26}"

int_if0="re0"int_addr0="192.x.x.1"int_net="{ 192.x.x.0/16 }"
set fingerprints "/etc/pf.os"set block-policy returnscrub in allset skip on lo0

nat pass on $ext_if0 from any to any -> $ext_addr0

rdr pass on $ext_if0 proto tcp from any to $ext_addr0 port 7070 -> 192.x.x.60
pass out allblock in on $ext_if0 all