[FUG-BR] [OFFTOPIC]Fork do Debian k/FreeBSD

Fábio Rodrigues Ribeiro fug em farribeiro.com.br
Terça Abril 12 11:27:53 BRT 2016

Em 12/04/2016 11:19, Fábio Rodrigues Ribeiro escreveu:
> Olá, bom dia!
>
> Saiu uma nota no BR-Linux que uma turma está adaptando o Debian
> k/FreeBSD para o Ubuntu e suas ferramentas. Deixo o link abaixo:
>
> http://br-linux.org/2016/01/ubuntubsd-kernel-do-freebsd-em-uma-versao-alternativa-do-ubuntu.html

Olá,

Este é meu comentário a respeito:

Adaptar o FreeBSD para ferramentas e chamadas que usamos no GNU/Linux
não é tarefa nada fácil. Vi um exemplo no BR-Linux que a implementação
da função echo tem diferentes implementações no GNU/Linux quanto
FreeBSD.

https://gist.github.com/dchest/1091803

Também existe uma frente na comunidade Debian para o mesmo propósito, o
k/FreeBSD, parece que tá parado e seu desempenho é sofrível. Agora com
este filho do Debian tentando a mesma coisa que o pai já faz há um bom
tempo, para mim deveria juntar forças para o propósito comum.

Pode ser bom ao intuo de trazer novas compatibilidade binárias ao
FreeBSD, incremento e mais agilidade no ports. Quem sabe pode ser
incentivo para um Rolling Release e outras mantras que a comunidade BSD
tanto reluta(Por que será a comunidade Linux tanto critica, que no
FreeBSD não é abraça novidades surgidas no Linux, mesmo que sendo novas
implementações.

A única coisa que desejo é ser fiel aos padrões POSIX e semelhanças ao
Unix do que o GNU/Linux com algumas funções novas/obsoletas e systemd
muda muito o manuseio do sistema.

Um adendo, o FreeBSD como um SO fechado tende ser mais coeso, do que
aplicar a ideia de distribuição que é utilizada no GNU/Linux.

Abraços.

--
Fábio Rodrigues Ribeiro
http://www.linkedin.com/in/farribeiro