[FUG-BR] Segurança do PPTP para poucos acessos

Ricardo Ferreira ricardo.ferreira em sotech.com.br
Quinta Abril 28 15:40:06 BRT 2016

Em 28/04/2016 14:29, Ze Claudio Pastore escreveu:
> Esquece PPTP se segurança realmente importa.
>
> PPTP não tem bug, ele é o bug. É arquiteturalmente fraco, ou seja não é uma
> falha, ele é a falha, não da pra corrigir porque é como é simplesmente por
> ser. Outra afirmação errada é falar que PPTP tem baixa segurança. Mentira,
> pra ter baixa segurança precisa ter alguma, PPTP não tem nenhuma.
>
> Quanto ao número de pessoas acessando também importa pouco, o que conta é a
> relevância daquela pessoa ainda que seja só uma, e qual a exposição dela ao
> risco. Olhe pra PPTP no máximo como uma forma fácil de tunelamento,
> [...]
Vou te dar uma dica de meu cenário de produção:

OpenVPN: usuários: 2500 - IPSEC: 100 redes -IPSEC+L2TP: 30 usuários
todos rodando sob FreeBSD 9.3, OpenBSD 5.8 e FreeBSD 10

O nível de segurança exigido aqui é bem alto e demandando auditorias de
segurança especializadas de forma regular e criptografia robusta e
eficaz é a menina dos olhos.
Com relação ao OpenVPN discordo um pouco da posição crítica colocada
pois é possível oferecer pleno suporte ao protocolo TLS 1.2, eliminado
assim o uso do SSL e mesmo dos protcolos TLS 1.0 e 1.1 e utilizando
cifras eficientes e robustas como ECDHE-RSA-AES256-SHA512, por exemplo e
afinando as configurações tanto do lado do servidor como do cliente de
forma a suportar todos os recursos mais avançados oferecidos pela
biblioteca OpenSSL, eliminando o uso de suas vulnerabilidades e claro um
requisto super importante que é o de somente poder fazer parte deste
ecossistema ( clientes, recursos e serviços)  que suportem os requisitos
de segurança estabelecidos como uso de autoridade certificadora (CA)
própria, lista de revogação de certificados em tempo real, certificados
digitais com tamanho superior a 3072 bits, uso de Perfect Forward Secret
com chaves de pelo menos 4096 bits, SHA256, SHA384 ou SHA512  dentre
outros recursos como AEAD por exemplo. Dá um pouco de trabalho mas
permite com que tablets, smartphones, pcs etc possam se conectar
mantendo-se um padrão de segurança alto e rigoroso aqui na empresa para
suporte a mais de 3000 usuários.
Com relação ao IPSEC, desnecessário falar de suas virtudes lembrando que
o importante é de novo as cifras utilizadas tanto para a fase 1 como
para a fase 2 observando tamanho das chaves, certificados, enfim....
A combinação L2TP+IPSEC é boa mas na hora de um suporte é muito difícil
não transferirem para o nível 2 ou nível 3 logo de cara por conta da
complexidade intrínseca.
PPTP esqueça! Nem para testes pois não vale a pena.
Ir de IPSEC tem suas vantagens mas a curva de aprendizado é um pouco
mais íngreme. Com OpenVPN a curva de aprendizado é mais suave e com a
vantagem de que vc pode ir aumentando o nível de segurança com o passar
do tempo à medida que vc domina o processo.. E lembrando ainda que se vc
não quiser usar o OpenSSL é possível usar o PolarSSL e recompilar o
OpenVPN e mesmo o LibreSSL e assim ter mais confiança no processo. Uma
última dica lembro apenas que se o requisito é prover segurança no uso
dos recursos não pode afrouxar as regras por conta do famoso protocolo
legado ( browser, aplicações e sistemas operacionais) com um histórico
negativo de vulnerabilidades. Segurança fim a fim é o único modelo que
garante que seu ecossistema ( usuários, recursos e serviços)  está sob
seu controle ou ao menos grande parte dele.

Boa sorte e se precisar e ajuda posta ai as dúvidas!