[FUG-BR] Conexão via rede wireless FreeBSD-10.3-Release

Otacílio otacilio.neto em bsd.com.br
Quarta Agosto 17 20:05:31 BRT 2016

Em 17/08/2016 12:42, Eduardo Lemos de Sa escreveu:
> Caros Otacilio, Claiton e Mário
>
> Eu apaguei os emails anteriores na discussão porque o arquivo estava muito
> grande e causava problemas na lista por estar tomando tempo dos moderadores
> para libera-lo (qualquer coisa, eu deixo-o num site para quem quiser fazer
> a leitura).
>
> 1) Não adiantou o enable_wpa_supplicant="YES" no /etc/rc.conf
>
> 2) Eu fiz um teste maluco para ver se o chip wireless não estava com
> problemas: fiz o boot na máquina usando um disco de boot do UBUNTU,
> emprestado por um colega, e vi que a rede wireless funcionou bem. A boa
> [...]

Tenho um notebook aqui rodando 11.0-RC1 que configurei o wifi na
instalação. Depois nunca mais precisei mexer. Ficou assim:

FreeBSD 11-RC1

Driver wifi: wpi

Interface: wpi0

linhas adicionadas no /etc/rc.conf

wlans_wpi0="wlan0"
ifconfig_wlan0="WPA DHCP"

linhas adicionadas no /etc/wpa_supplicant.conf

ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
eapol_version=2
ap_scan=1
fast_reauth=1

network={
         ssid="VizinhoVelhaco"
         psk="12345678"
         priority=5
}
network={
         priority=0
         key_mgmt=NONE
}

Para testar eu faço:

# service netif stop

# service netif start

Essa minha rede usa WPA2-Personal e criptografia AES

Se o seu driver eh o ath dê uma lida no manual do ath porque tem drivers
que precisa carregar firmware. Esse meu mesmo em versões antigas precisava.

Também tenho o wifi funcionando em uma beaglebone black com driver urtwn
A configuração é essa:

/boot/loader.conf

if_urtwn_load="YES"
legal.realtek.license_ack=1