[FUG-BR] manutenção usando livecd remota

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Quarta Agosto 31 23:47:58 BRT 2016

Em 31 de agosto de 2016 23:11, Otavio Augusto <otavioti em gmail.com> escreveu:
> Olá pessoal,
> Estou precisando realizar uma manuteção o servidor e esta deverá deixa o
> SO off-line ( nao tem outro jeito) e deve ser de madrugada e não terá
> alguém no local para auxiliar. ( muitas chances de dar errado, mas o
> cliente ja assumiu o risco por escrito). A máquina não tem idrac, ou
> iLo ou algo parecido
>
> Agora eu preciso de algumas opções para dar um boot remoto em um
> ramdisk rodando freebsd em modo livecd algo como o mfsBSD [1]
> Não uso o mfsBSD porque até onde vi preciso perder a tabela de
> [...]

Instala o grub nessa maquina e coloca ele como gerenciador de boot,
assim você pode configurar o mfsbsd para bootar (o grub consegue até
ler .iso no sistema de arquivo) e carregar na ram... faça as
manutenções necessárias e reprograme o grub para bootar normalmente no
sistema padrão.

É obvio que tem quer ser feito tudo minuciosamente, sem margem de erro
:) ... faça um teste com maquina virtual.

Espero que ajude.

Abraços

--
Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)