[FUG-BR] Tentando montar um HD externo zfs

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quinta Dezembro 22 12:25:46 BRST 2016

Prezados(as)

Eu estou apanhando para fazer uma tarefa que parece, e deve ser, simples no
FreeBSD 10.3 -Release. Vou primeiro descrever a minha configuração de disco:

Tenho um zfs criado "automaticamente" quando eu fiz a instalação da
máquina, no meu disco nomeado ada0, que parece ter criado um pool chamado
zroot:

zroot/ROOT/default on / (zfs, local, noatime, nfsv4acls)
devfs on /dev (devfs, local, multilabel)
zroot/tmp on /tmp (zfs, local, noatime, nosuid, nfsv4acls)
zroot/usr/home on /usr/home (zfs, local, noatime, nfsv4acls)
zroot/usr/ports on /usr/ports (zfs, local, noatime, nosuid, nfsv4acls)
zroot/usr/src on /usr/src (zfs, local, noatime, nfsv4acls)
zroot/var/audit on /var/audit (zfs, local, noatime, noexec, nosuid,
nfsv4acls)
zroot/var/crash on /var/crash (zfs, local, noatime, noexec, nosuid,
nfsv4acls)
zroot/var/log on /var/log (zfs, local, noatime, noexec, nosuid, nfsv4acls)
zroot/var/mail on /var/mail (zfs, local, nfsv4acls)
zroot/var/tmp on /var/tmp (zfs, local, noatime, nosuid, nfsv4acls)
zroot on /zroot (zfs, local, noatime, nfsv4acls)
/dev/fuse on /usr/home/edulsa/.gvfs (fusefs, local, nosuid, synchronous,
mounted by edulsa)

Eu também instalei o ZFS, também usando a 10.3, em um HD externo, que agora
é reconhecido como sendo o da4.

Quando eu faço um zpool import, eu obtenho:

pool: tank
     id: 14868000313852927528
  state: ONLINE
 action: The pool can be imported using its name or numeric identifier.
 config:

    tank                            ONLINE
      diskid/DISK-20121022031507p2  ONLINE

Eu então entendi que o zpool criado no disco externo tem o nome de tank

Então eu fiz um

sudo zpool import -f tank

e tentei montar o disco em um diretório chamado test

sudo zfs set mountpoint=/test tank

Não houve qualqer mensagem de erro.

Um cd /test funciona e consegui até criar um diretório

mkdir edulsa

funcionou sem problemas.

Mas, quando eu tento copiar um diretório do meu disco original (o chamado
zroot) para um diretório dentro do /test/edulsa eu recebo a mensagem de que
nada há em meu disco original:

cd /home/edulsa   ou cd ~edulsa

ll -d *

mostra um monte de arquivos (default da instalação), mas o meus arquivos
que estão, por exemplo, dentro do Downloads, não aparecem.

Um mount, me mostra tanto o zroot quanto o tank montados, com o, por
exemplo, zroot/usr/home/edulsa e o tank/usr/home/edulsa aparecendo. Mas, eu
não sei como acessar os arquivos que estavam no ada0 (zroot) e copia-los
para o da4 (tank). Por sorte, um zpool export -f tank fecha o tank e eu
tenho acesso novamente aos meus arquivos (pelo menos eu não destrui o meu
disco original :-))

Por favor, alguma sugestão?

Desde já, agradeço a atenção

Um abraço