[FUG-BR] [OFF e chato] Banido do pfSense

Ze Claudio Pastore zclaudio em bsd.com.br
Domingo Julho 31 17:59:07 BRT 2016

Em 21 de julho de 2016 18:25, Jack <jacksonlaskoski em gmail.com> escreveu:

> Buenas!

Perca de tempo, o texano maluco do jim ja declarou o gustavo como inimigo e
colocou ele na shitlist do pfSense. E creio que nao parara por ai..

Qualquer um que se posicionar prestando os mesmos serviços que a empresa
desse cara presta, será tratado como concorrente deles. Esse cidadão já
esculachou o treinamento da VantageTI em twitter publicamente, mesmo a
vantage sendo parceiro oficial em outra area (no caso uma parceria
provavelmente antes dele comprar o pfsense), a mesma coisa com ex parceiros
de outros paises. Ja arrumou briga com a accelerationsystems que fez um
fork do pfSense, ao ponto de enviar um "penis" comestivel a eles por
correio. Claro que com voce Gustavo, vendendo consultoria, suporte,
extendendo o pfSense e agora anunciando o freepf, o tratamento nao teria
como ser amistoso. Talvez voce so nao seja mais assediado que os caras do
opnsense.

Jackson e todos outros que de alguma forma estabelecem negocio em torno do
pfSense podem apostar que estao sendo tambem monitorados de perto, o maluco
tem uma doenca e necessidade de controle sem fim. A ex empresa onde o Garga
trabalhava, Bluepex, fazia um "fork" nao oficial do pfSense tambem, ja foi
alvo do maluco. Não vai sobrar pra ninguém.

Ele mudou a licença do pfSense recentemente pra uma que gera muitas
obrigações de dar crédito no produto como um todo mesmo quando existe
derivação apenas parcial, e o crédito se expande a amterial escrito e
impresso quando distribuido de forma fechada, a licença Apache, a mesma que
o quando o Apache 1.3 foi pro Apache 2 o Theo de Raadt esculachou e decidiu
não mais ter o httpd na base e passou a manter o Apache 1.3 na base do
OpenBSD. Essa é também a mesma mudança no IPFILTER que fez o Theo de Raadt
pirar e esculachar o autor do IPF, jogar o IPF fora e criar um proprio
firewall pro OpenBSD (PF).

Ele literalmente comprou o pfSense e se apresenta como "o dono" e quer
fazer dinheiro de todas as formas com o pfSense. Se voce está em algum dos
mercados, suporte, consultoria, treinamento, é potencialmente visto como
concorrente. Mas se extender o pfSense como o pf2ad ou as extensões que o
Jack vende, a chance de ser perseguido é ainda maior. Mas se forkar... meu
amigo... boa sorte. É muito claro que o cidadão se incomdoava com o pfSense
sendo licença BSD simplificada. Ele ja mudou pra Apache.

Ele ja anunciou diversas vezes que existe outro projeto rolando, em
paralelo ao pfSense, e algo me diz que não será livre. Não me surpreendo se
nos proximos anos o pfSense ficar aos poucos, largado, e todas as pessoas
envolvidas focarem em solução comercial.

Falando nisso o pfSense ja tinha perdido o Scott Ullrich, e agora o Chris
saiu do projeto. Foi trabalhar em outro lugar... especificamente na
Ubiquiti. Me pergunto quem vai assumir o papel do Chris. Ele era um dos
unicos que argumentava e pesava nas decisoes do texano maluco. Quem vai
assumir a posicao de lider? O proprio jim? hehe.. bom, espero que nao. Hoje
tem muita gente boa no pfSense, mas a maioria simplesmente recebe ordem e n
tem escolha senao cumpri-la. Pra cada cara bom que tem, ao menos outros 2
ja sairam... nem sempre pacificamente, como Ermal Luci.

Eu sempre gostei do pfSense, mas desde que esse cidadao comprou, vamos ver
as decisoes... adotar pkg, ok, gastar tempo com bootstrap e outros aparatos
visuais? bom talvez alguem que tome decisao tenha achaod isso importante
pra dar uma resposta ao opnsense. Investir no aes-ni? quando a propria
intel ja estava matando ele em favor de algo mais amplo como IAT significa
uma decisao errada, a lacuna se transfornou no IAT. Alem disso descontinuou
a classificacao L7 que o pfsense tinha. Aquelas inovacoes que viamos no
pfSense direto no kernel, ipfw, pf, com recursos proprios, userland
propria, classificacao l7, desde que o pfSense foi "comprado" pelo texano,
nao existe mais inovacao, e algumas foram descontinuadas.

Ai ele vem e esculacha o gugabsd por colocar o pf2ad no firewall e alega
que "samba em um firewall é uma dieia estúpida", que visão hein? que
existem servicos de integracao que dependem do samba pra permitir gerar
politicas integradas com AD. A ideia é tao "estupida" que integracao AD é
um diferencial de sistemas proprietarios como palo alto, fortinet,
sonicwall e tantos outros... ou seja ao inves de investir no que o guga
faz, ele resolveu esculachar e humilhar, por falta de visao.

Eu torco pelo pfSense, e como produto, continua excelente em qualdiade e
arquitetura. Antes tinha lideranca e como projeto tinha um rumo bem legal
de inovacao. Mas agora estou reticente com o que esta por vir no futuro
desse projeto enquanto livre. Não me surpreenderei se comecar a entrar
diferenciais binarios ou pacotes so pra quem assina/paga, ou dificultar a
adicao de extensoes, pacotes, mods no pfSense pra coibir pf2ad da vida e
outros pacotes custom "não abençoados" pelo cidadão em questão.

Boa sorte ao pfSense nessa nova jornada, sem o Chris, e com controle
aparentemente absoluto na mão de uma pessoa que posta com 2 contas no
twitter, uma pessoal e outra de um fake, ambos igualmente amargurados,
toxicos, nocivos e agressivos. Se alguem acha exagero o que estou dizendo
basta seguir o cara no twitter ou trocar e-mail com ele em pvt. Mas cuidado
que seus e-mails podem se tornar publico no reditt e ser comentado com
ironia rsrs ja vi vários, de brasileiros inclusive.