[FUG-BR] Microsoft BSD

Ricardo Ferreira ricardo.ferreira em sotech.com.br
Quinta Junho 9 18:17:13 BRT 2016

Em 09/06/2016 17:59, Cleyton Agapito escreveu:

> Essa novela é antiga, eles entram de parceria e quando vc vê, tá fora
> com um punhal nas costas.
>
> A guerra dos navegadores, a MVM (Microsoft Virtual Machine pra rodar
> java deles que a Sun na época cortou meio atrasada mas pela raiz),
> praticamente todo o mercado de jogos e uma boa parte dos hardwares, os
> softmodens, a UEFI, só pra citar os mais clássicos, tem vários outros
> "belos exemplos" que não estou recordando agora.
>
> Mesmo dentro dos próprios produtos, as versões de documentos do worst,
> aquele dotNot do inferno, dlls, etc...

> [...]
Acho que faltou colocar um ingrediente importante que é a figura do novo
CEO da Microsoft, Satya Nadella, na posicionamento estratégico do
produto e cujo currículo é um pouco mais limpo que o de seu antecessor
na M$ , que sempre sugou da comunidade sem dar nada em troca. Quem
conheceu o Windows NT Advanced Server 3.1 e o 3.51 sabe o que eu estou
falando. À época chupou integralmente a pilha TCP/IP do FreeBSD mas
nunca quis admitir de forma pública apesar de alguns prints à época
demonstrarem exatamente o contrário. Mas enfim, este CEO tem uma visão
diferente do que é open source, veio da Sun que sempre contribuiu para o
código base  do FreeBSD e o que é legal é que as modificações feitas
pela M$ serão fornecidas à base, podendo ser integradas ou não. Acho que
temos que dar um crédito de confiança mas o fato de que a mais conhecida
empresa de software do planeta fazer uso do FreeBSD tem um impacto
positivo demais. Já recebi duas ligações de clientes que para o próximo
projeto me informaram que posso finalmente colocar o FreeBSD para
avaliação uma vez que a Microsoft "homologou" o produto e isso sem
sombra de dúvida é muito bom de ouvir apesar da raiva que vc sente
quando ouve "a Microsoft homologou o FreeBSD"..... BSD neles!

Ricardo Ferreira