[FUG-BR] RES: off topic Hosting para hospedagem

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Segunda Março 7 00:45:39 BRT 2016

Em 07/03/2016 00:12, Renato Frederick escreveu:

> Posso dar um “pitaco” na conversa?

Todo pitaco é bem vindo !!

> Você tem uma equipe para administrar tudo isto? Manter postfix, bind, mysql, etc??
>
> Pergunto porque a anos atrás, eu tinha muito tempo para manter 5 ou 6 server BSD com qmail, vpopmail, bind, etc, tudo feito a mão e mantido…
>
> Só que depois de um tempo, meu tempo livre começou a ficar ocupado e eu não conseguia atender a estas demandas. Daí, abri mão do BSD que tanto gosto e fui para CPANEL, que eu tinha MUITO preconceito.

Nesse tempo que começou a ficar critico o tempo disponivel poderia ter contratado um analista de sistema e treinado o camarada para ajudar, é uma tendencia todo ambiente de TI crescer quando a empresa não venha a falir.

> Daí, pago hoje alguns dólares de licença CPANEL, rodando em VPS e eles fazem o trabalho pesado de manter todo o sistema. Eu me preocupo em atender o usuário final(coisas do tipo, o cara configurou outlook errado…)

Eu gostei muito do Cpainel, tem algumas coisas chatas e é meio complicado até se adaptar que não é mais feito na mão, mesma coisa com o PFSense, no inicio tive sérios problemas de adaptabilidade.

> Servidores FrontEnd quando é algo muito específico que eu acho que o BSD vai se dar melhor(TOMCAT, clientes VIP), eu uso vmware on the cloud, virtualizando um BSD. Daí eu mesmo compilo apache, tomcat, etc..
>
> Resumo…. se for o feijão com arroz de hospedar email, página html/php corporativa, empurro tudo no cpanel.
>
> Se for algo mais TOP, coloco um BSD.
>
> Agora com relação a hosting, eu coloco tudo fora e pago em dólar, é o alto preço a se pagar pela estabilidade.

Aqui no Brasil se consegue estabilidade só que o preço será duas a tres vezes maiores que o lá de fora.

Att.