[FUG-BR] CGNAT com FreeBSD + ipnat

victordantas em netlinepb.com.br victordantas em netlinepb.com.br
Quarta Março 9 15:12:38 BRT 2016

Senhores,

Estou precisando montar um CGNAT para um provedor em que trabalho,
encontrei no manual do ipnat para FreeBSD algo que parece me atender,
mas não entendi direito o funcionamento, abaixo o trecho do manual e o
link completo, alguém poderia me dar uma luz?

O objetivo é fazer um srcnat de ips privados para públicos, de modo que
um grupos de clientes compartilhem o mesmo ip privado, cada qual com seu
range de portas de saída (250), de modo que possamos identificá-los
mediante um pedido judicial, sem que se tenha que armazenar um volume
gigante de logs, o ipv4 está se esgotando e vai ser de muita utilidade
para nossa comunidade se conseguirmos uma solução viável para isso.

        A special variant of map    rules exists, called map-block.
  This  command
        is  intended  for use when there    is a large network to be
mapped    onto a
        smaller network,    where the difference in    netmasks is upto
14 bits  dif-
        ference    in  size.   This is achieved by    dividing the
address space and
        port space up to    ensure that each source    address has  its
own  private
        range of    ports to use.  For example, this rule:

        map-block ppp0 172.192.0.0/16 ->    209.1.2.0/24 ports auto

        would  result  in 172.192.0.0/24    being mapped to 209.1.2.0/32
with each
        address,    from 172.192.0.0 to 172.192.0.255 having 252 ports
of its own.
        As  opposed  to    the  above  use    of map,    if for some
reason the user of
        (say) 172.192.0.2 wanted    260 simultaneous connections going
out,  they
        would  be  limited  to 252 with map-block but would just move
on    to the
        next IP address with the    map command.

https://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=ipnat&sektion=5

Alí explica que a diferença de mascaras de subrede não pode passar de
14bits, neste caso, para eu atender a clientes atualmente usando um
bloco privado 10.0.0.0/8, eu teria de ter pelo menos um bloco /22 de ip
público, seria isso mesmo?

Desde Já Agradeço.

Victor Dantas
Netline Telecom