[FUG-BR] IPv6 e Router Advertisiment anunciando só Link Local

Fábio Rodrigues Ribeiro listas em farribeiro.com.br
Quinta Outubro 6 15:23:11 BRT 2016

Em 06-Oct-16 08:56, Thiago Andrighetti de Pádua escreveu:
> Olá, estou implementando IPv6 no escritório e meu servidor FreeBSD-10.2
> como gateway mandando a configuração de gateway IPv6 via SLAAC, mas ao
> invés de ser anunciado
> o endereço global que tenho já na LAN, ele publica o endereço link-local
> (fe80...)
>
> Segue a configuração que já fiz:
> Arquivo rc.conf
> ifconfig_xl0_ipv6="inet6 xxxx::1 prefixlen 64"
> rtadvd_enable="YES"
> rtadvd_interfaces="xl0"
>
> Arquivo /etc/rtadvd.conf
> default:
> [...]

Eu estou testando o uso de v6 internamente, mas principalmente no
cenário assim:

| VM c/ v6 priv | ==> | VM sense c/ net v4 |

Não consigo dar net, pois tb ainda não compreendi como entregar essa
net. Tentei como 6rd e 6to4 e não tive retorno... Compreendo que o v6
não tem NAT eu acho estranho tb um equipamento ter ip público em uma
rede interna e mais estranho ainda é ter duas redes, tudo bem que o v4
tb tem os privados e públicos, mas atrás do gateway eu ter duas redes
distintas, uma para os que tem conectividade e outra para que não tem.