[FUG-BR] make installworld em produção

Alex Moura alexsm em gmail.com
Sexta Setembro 2 13:36:14 BRT 2016

O processo funciona bem. Já fiz várias vezes e, se a infra elétrica for
boa, é viável manter sistemas com uptimes acima de 200 dias, atualizando o
kernel somente nos lançamentos de novos RELEASEs. O ideal é sempre ter um
backup do sistema e testar a atualização em outra máquina de
testes/homologação antes de aplicar no sistema de produção.
A recomendação do handbook[1] é:

*If the system can have a window of down-time, consider compiling the
system in single-user mode instead of compiling the system in multi-user
mode, and then dropping into single-user mode for the installation.
Reinstalling the system touches a lot of important system files, all the
standard system binaries, libraries, and include files. Changing these on a
running system, particularly one with active users, is asking for trouble.*

Crie um script com os comandos de atualização do handbook, faça uma medição
do tempo de execução em outro host de testes, para saber quanto tempo será
necessário de janela de manutenção. Se me recordo corretamente, é possível
fazer a atualização em menos de 20min. em servidores Dell PowerEdge R330
com controladora Perc 6 (RAID 10).

make buildkernel - até uns 20 min.
make buildworld - entre 30-60 min.
make installworld: < 10min.