[FUG-BR] FreeBSD 11 memsitck sem UEFI?

Kaio Rafael kaiorafael em gmail.com
Sábado Setembro 24 21:57:17 BRT 2016

Olá,

Não uso Windows no meu laptop (dual boot), então nem tenho ativado o UEFI.

Baixei daqui:
ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/releases/amd64/amd64/ISO-IMAGES/11.0/

essa imagem:
85fb1d4849a0ba193872225d91041a63  FreeBSD-11.0-RC3-amd64-memstick.img

Utilizei o procedimento descrito no handbook para gerar o USB
bootavel. O problema é que o boot de instalação não começa, dá um
erro:

No /boot/kernel/.....
gptoptions....

Dando uma pesquisada achei esse tópico aqui:

"So, FreeBSD11/AMD64 memstick is UEFI only?"

https://forums.freebsd.org/threads/50660/

Está parecendo que a imagem memstick do 11 só vem com UEFI!

A instalação subiu normalmente depois de ter ativado o UEFI. Andei
procurando uma imagem memstick sem UEFI, mas parece esse suporte está
operando apenas no CDROM/DVD, segundo a discussão nesse fórum.

Não quero usar UEFI. Para mim não há motivos. Tem um outro jeito de
dar o boot sem ter que habilitar essa opção?

[]z
--
Kaio Rafael,
http://twitter.com/kaiux