[FUG-BR] Alternativa ao quagga e ao OpenOSPFD

Jean Milanez Melo jmelo em freebsdbrasil.com.br
Segunda Janeiro 23 10:23:26 BRST 2017

Bom dia,

No FreeBSD (e em sistemas BSD no geral), o Bird usa a route flag PROTO1 para identificar as suas rotas. O OpenBGP usa a mesma flag, então isso causa uma bagunça geral nas rotas.

Existe a possibilidade de mudar o Bird para usar a flag PROTO2 ou PROTO3 e acabar com esse conflito. Porém não é uma opção de compilação, você precisa alterar no código fonte e recompilar.

Para isso edite o arquivo krt-sock.c do codigo fonte do Bird e altera as seguintes linhas:

msg.rtm.rtm_flags = RTF_UP | RTF_PROTO2;

u32 self_mask = RTF_PROTO2;

Após isso você conseguirá rodar Bird (fazendo OSPF) e OpenBGP (fazendo BGP) na mesma maquina.