[FUG-BR] Problemas de acentuação em aplicativos compilados com Qt5

Otacílio otacilio.neto em bsd.com.br
Ter Maio 9 10:16:17 BRT 2017

Em 09/05/2017 10:03, Paulo Henrique escreveu:

> Otacilio, como fica a sua variável de ambiente LC_ALL ?
> No meu sempre fica sem nada !!
> Valeu por compartilhar, procurava por essa opção a muito tempo, tinha uma
> forma de fazer através do policy do hal
> Option      "XkbOptions" "terminate:ctrl_alt_bksp"
>

> Att.

Não sei se a pergunta foi realmente para mim, mas vou por junto com a
resposta o meu passo a passo para funcionar o pt_BR nas minhas máquinas
(AMD64, Beaglebone, Raspberry PI3).

No /etc/rc.conf eu coloco isso:

keymap="br"

No /etc/login.conf, na entrada default eu mudo o fim dela para ficar assim:

         :umask=022:\
         :charset=UTF-8:\
         :lang=pt_BR.UTF-8:

E rodo o

cap_mkdb /etc/login.conf

Depois de fazer logou e login, os usuários que estão na classe default
já ficam com o teclado e language me pt_BR. O locale fica assim:

[ota em nostromo ~]$ locale
LANG=pt_BR.UTF-8
LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"
LC_TIME="pt_BR.UTF-8"
LC_NUMERIC="pt_BR.UTF-8"
LC_MONETARY="pt_BR.UTF-8"
LC_MESSAGES="pt_BR.UTF-8"
LC_ALL=

Na interface gráfica eu uso o xfce4. Para funcionar o teclado em pt_BR
eu adiciono o seguinte comando em "Configurações->Gerenciador de
Configurações->Sessão e Inicialização->Inicio automático de aplicativos":

setxkbmap -model abnt2 -layout br

E o  pronto. Só precisa se ligar que a ordenação em pt_BR+UTF8 só
funciona corretamente a partir do FreeBSD 11.

[]'s

-Otacílio