[FUG-BR] [RESOLVIDO] Problemas de acentuação em aplicativos compilados com Qt5

Clayton Eduardo dos Santos claytones em bsd.com.br
Ter Maio 9 11:29:26 BRT 2017

Em 07/05/2017 16:11, Paulo Henrique escreveu:

> Qt5 como toolkit gráfico, como por exemplo o LyX e o VirtualBox. Bem, ao
> menos essa foi a única relação que encontrei.
> acentuado exibe um losango preto com uma interrogação a medida que digito
> as letras acentuadas. O detalhe é que se eu copiar um texto já acentuado
> para a área de transferência e colar em qualquer um dos aplicativos
> citados, os caracteres são reconhecidos e exibidos sem problemas.
> conforme exibido a seguir:

> isso:

> toolkit). Note that, due to a Qt5 bug that affects keyboard input <
> [...]

Pessoal, bom dia!

Finalmente consegui acertar o problema.

Encontrei a solução no Cooltrainer FreeBSD Desktop How To na seção IBus
(https://cooltrainer.org/a-freebsd-desktop-howto/#ibus).

Basicamente basta instalar o IBus e o módulo correspondente ao QT, o
ibus-qt.

Em seguida, popular o .xinitrc da seguinte forma:

export LANG=pt_BR.UTF-8
export LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
export LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"
export LC_TIME="pt_BR.UTF-8"
export LC_NUMERIC="pt_BR.UTF-8"
export LC_MONETARY="pt_BR.UTF-8"
export LC_MESSAGES="pt_BR.UTF-8"
export LC_ALL=
export XMODIFIERS="@im=ibus"
export GTK_IM_MODULE="ibus"
export QT_IM_MODULE="ibus"
exec ibus-daemon -d -x &
/usr/local/bin/startxfce4

O próximo passo é adicionar o mapa de teclado pt_BR via ferramenta de
configuração, denominada ibus-setup e pronto!

O único ponto que merece destaque é que, ao menos para o meu caso, o
plugin do ibus-setup disponível no painel da área de trabalho até
permite as configurações mas as descarta, quando o daemon é reiniciado,
exigindo dessa forma a execução da ferramenta manualmente conforme
descrito no item anterior.

Agradeço a todos pela ajuda.

[ ]'s

Clayton