[FUG-BR] Recomendação de placa de rede 10 Giga - Entrada GBIC

Ricardo Ferreira ricardo.ferreira em sotech.com.br
Ter Maio 30 10:28:18 BRT 2017

Em 30/05/2017 09:02, NOC Provale escreveu:
> Bom dia, prezados.
>
> Precisávamos de uma sugestão de placa de Rede 10 Gbps com entrada GBIC
> para o seguinte cenário:
>
> Atualmente nosso roteador de borda tem o seguinte Hardware:
> 1 Xeon CPU E31230 @ 3.20GHz
> 16 GB de RAM DDR3 ECC
> 120 GB Intel SSD 520
> FreeBSD 9.2-STABLE rodando OpenBGPd 5.2
>
> Esse router recebe atualmente 3 links via BGP sendo:
> eBGP 1 Gbps (uso de 800 Mbps aprox.)
> eBGP 300 Mbps (uso de 250 Mbps aprox.)
> iBGP 400 Mbps (uso de 200 Mbps aprox.)

> [...]
Olá.... Tenho 2 servidores BGP com FBSD10.3 + OBGPD um rodando com placa
Intel 10G e outro com Chelsio T520-SO. O throughput está na casa dos
2Mpps em média em ambos e planejo usar netmap antes de migrar para uma
caixa Juniper ou Cisco. Encontrei dificuldade para identificar um
benchmark isento pois cada fabricante enaltece sua arquitetura e seu
produto mas aqui tem uma referência isenta mas não exaustiva que pode te
ajudar, mas meu critério básico foi o suporte para TOE, TCO, LSO e
integração do driver com o SO a fim de permitir explorar todos os
recursos de hardware disponíveis a fim de não gerar não só um número
grande de interrupções mas também o número de chaveamento de contexto
baixo, ( contador Csw mostrado via systat -vm, da ordem de 100K em média
para ambos no pico do tráfego).  O serveru que é referência em HW x86
para aplicação em soft routers tem oferecido a Chelsio para aplicações
em 10GbE e confesso estou feliz com a solução. Devo aumentar o
throughput para 4Mpps breve e vamos ver qual o suporte para esta demanda
com o HW e SW atual uma vez que não prevejo nenhum investimento
adicional para atingir tal desempenho.

https://wpneteng.wordpress.com/2013/12/03/on-choosing-a-10g-nic-for-intel-servers/

Com relação a GBIC e cabo a Chelsio tem a orientação de usar apenas os
produtos dela, incluindo até o cabo ao passo que a Intel é mais genérico.

Ricardo Ferreira