[FUG-BR] pkg orphaned

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Qui Ago 2 11:04:43 BRT 2018

On 02/08/18 10:55, Márcio Luciano Donada wrote:
> Edinilson,
> eu havia consultado o material anteriormente, mas eu tenho 159 pacotes que
> devem ser removidos, tem alguns que de certa forma tenho uma desconfiança
> se realmente posso remover, porém como saber realmente se estão sendo
> utilizados ou não?

Existe uma flag no pkg chamada 'automatic'. quando ela está setada para
1 significa que o pacote foi instalado como dependência de outro, ou
seja, de forma automática.

Todos os pacotes com essa flag que não são dependentes no momento de um
pacote não-automático (que vc instalou pq precisa) serão removidos pelo
autoremove.

Você pode listar todos os não automáticos usando os aliases `pkg
prime-list` ou `pkg prime-origins`. Caso seu pkg.conf seja velho e não
tenha os aliases os comandos são:

  prime-list: "query -e '%a = 0' '%n'",
  prime-origins: "query -e '%a = 0' '%o'",

O ideal é vc analisar essa lista e remover pacotes que vc não precisa
mais. Aí depois vc revisa a lista do `pkg autoremove -n` e caso decida
manter algum dos pacotes listados ali basta marca-lo como não automático
usando:

pkg set -A 0 nome_do_pacote

[]s
--