[FUG-BR] Problemas com o mouse

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Qui Fev 22 17:51:07 BRT 2018

Prezados

Depois de muito tempo instalando e usando o FreeBSD (desde a versão 2.1.5)
eu esbarrei em um problema que eu não consigo resolver: o mouse não é
reconhecido ou não consegue conversar com o O.S.:

uname -a

FreeBSD celhart 10.4-RELEASE-p5 FreeBSD 10.4-RELEASE-p5 #0 r328327: Wed Jan
24 11:27:53 BRST 2018     root em celhart:/usr/obj/usr/src/sys/GENERIC  amd64

O mouse é um relis leadership com conexão USB. Achei que fosse problema com
o mouse, e tirei outros dois da embalagem (marcas diferentes, mas todos
USB): nenhum funcionou. Aparentemente o mouse é reconhecido :

dmesg | grep -i mouse

ugen1.2: <vendor 0x2188 USB OPTICAL MOUSE> at usbus1

Já tentei usaro o bsdconfig (protocolo AUTO) mas não há opção para USB
(somente COM1,COM2,etc.)

Estou escrevendo de uma máquina que tem um mouse USB e não me lembro de ter
configurado algo para que ele trabalhasse.

Por favor, alguém poderia dar alguma sugestão de como resolver este
problema ou apontar qual é a mancada que eu estou fazendo?

Agradeço o tempo e a atenção de todos

Um abraço

Eduardo

--