[FUG-BR] Problemas com o mouse

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Qua Mar 14 21:27:19 BRT 2018

Prezados

Agradeço ao Nilton a sugestão (meus comentários estão abaixo da resposta
dele)

O moused realmente não está ativo, apesar de constar MOUSED_ENABLE="YES" no
/etc/rc.conf. Quando eu tento reativa-lo via /etc/rc.d/moused restart (ou
onestart) eu recebo a mensagem:

moused not running? (check /var/run/moused.pid).
Starting default mousedmoused: unable to open /dev/psm0: No such file or
directory

e realmente um ls -la no /dev/psm0 retorna:

ls: /dev/psm0: No such file or directory

Em outras máquinas que eu tenho rodando o 10.4 (com mouse USB):

pstree | grep -i moused
 |--= 00469 root /usr/sbin/moused -p /dev/ums0 -t auto -I
/var/run/moused.ums0.pid

Mas nesta máquina problemática, não há ums0, de forma que o comando

 moused -p /dev/ums0 -t auto -l  /var/run/moused.ums0.pid

retorna um erro.

Eu rodo o kernel GENERIC e vi que nele (/usr/src/sys/amd64/conf/GENERIC)
nem o psm0 e nem o ums0 aparecem.

Por favor, há como se inserir estes dois dev (ou, pelo menos, o ums0) para
que o moused funcione?

Obrigado pela atenção

Um abraço

Edu

>    Veja se não vai ser necessário executar o moused
>
> MOUSED(8)               FreeBSD System Manager's Manual
> MOUSED(8)
>
> NAME
>      moused – pass mouse data to the console driver
>
> SYNOPSIS

Eduardo Lemos de Sa
Professor Titular
Dep. Quimica da Universidade Federal do Paraná
fone: +55(41)3361-3300
fax:   +55(41)3361-3186