[FUG-BR] Falha no carregamento de lista de pacotes - "Unable to retrieve package information."

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Qui Mar 15 21:26:27 BRT 2018

> Saudações a todos,
>
> Estou deparando-me com um problema no PFsense, onde o Package manager não
> carrega a lista de pacotes disponíveis.
> Através de pesquisa na internet, observei que o problema é recorrente e
> entre os fatores que faz o problema ocorrer é o pkg não conseguir acesso ao
> endereço srv:pkg.pfsense.org que redireciona para os servidores
> files01.netgate.com e files00.netgate.com informando que não há rota para o
> mesmo.
> Entre as recomendações sugeriram usar os DNS da google porém mesmo
> [...]

Isso só acontece comigo quando eu estou na minha rede de testes onde o
IPv6 não tem conexão upstream.

Como geralmente estou no console, eu faço assim:

$ ifconfig xxxN inet6 ifdisabled

Eu ainda não testei com a opção de preferir ipv4 sobre ipv6, mas
deveria funcionar também.

Quanto ao DNS, não há qualquer problema, o pkg.pfsense.org não tem um
registro A (ou AAAA) apenas SRV.  Você não vai conseguir pingar ou
conectar mas o pkg vai funcionar.

Como você esta rodando o pkg ai ? Já tentou no console ?

-l