[FUG-BR] PulseAudio x OBS Studio x Minetest

Ter Ago 25 09:06:05 BRT 2020

Bom dia pessoal.

Estou com problemas para gravar gameplays do Minetest.

O Minetest tem som na saída, mas o OBS Studio não consegue capturar. Já
testei com o YouTube e o OBS Studio consegue capturar o Firefox, então é
alguma particularidade do Minetest, que talvez contorne o PulseAudio.

Se resolver isto já é uma grande ajuda para não precisar do plano B abaixo.

Então veio o plano B, ligar a saída de áudio na entrada de áudio da
interface de
som. Funciona, pois consigo gravar o som do jogo, mas eu não escuto o som.
Penso em contornar isso comprando uma bifurcação com um macho P2 e duas
fêmeas P2 (Eu sei que posso ter problemas de impedância.). Então colocaria
um fone e a entrada de áudio na saída de áudio da interface de som.

Agora entra o microfone, que quando plugo, assume todas as entradas de
áudio.
Não sei se é problema do OBS Studio ou do PulseAudio. A entrada de áudio
passa a replicar a entrada do microfone, ignorando o som do jogo. Isto
chega a
gerar um eco.

Pensei em gravar o som no notebook com o OBS Studio, e fundir tudo na
edição,
mas o OBS Studio se recusou a rodar no meu notebook por problemas de
compatibilidade
de controladora de vídeo ou driver de vídeo.

Então preciso de um programa de gravação de áudio para o notebook para fazer
este caos todo funcionar com os planos B, ou soluções para todas estas
confusões.

No momento estou sem ideias.

Agradeço as ajudas.
João Rocha.