[freebsd-am] Lcença GPL X icença BSD

Flávio Barros flaviobarros_us em yahoo.com.br
Quarta Janeiro 31 20:11:58 BRST 2007


Muitas vezes quando começamos a nossa caminhada em direção ao Software Livre, não conseguimos perceber as diferenças entre o GNU/Linux e o FreeBSD, à não ser claro, as diferenças visíveis ao utilizarmos ambos sistemas.
É necessário, para não dizer indispensável, absorvermos um pouco mais à respeito da diferença entre os dois sistemas quanto à sua estrutura básica de construção e suas respectivas licenças.

Licenças

O GNU/Linux é totalmente construído sobre a licença GPL, que caracteriza-se pela obrigatoriedade , ao alterar,adicionar ou remover características de softwares baseados nesta licença, de disponibilizar em local público este código fonte , tornando-o assim de uso público, não podendo-o retirar da licença GPL. Por local público entenda-se Internet, CD´s ou qualquer outra mídia de fácil acesso.

Já o nosso querido FreeBSD, é baseado na licença BSD. Basicamente você pode alterar qualquer software baseado nesta licença e até fechá-lo, mas há a obrigatoriedade de informar junto ao software alterado, que o mesmo partiu de um original baseado na licença BSD.

Construção dos sistemas

O GNU/Linux possui uma divisão distinta: Kernel (Coração do Sistema) e a coleção de softwares que o compõem (baseados em muitos pacotes disponíveis pela GNU Foundation). Portanto, o Linux não é um sistema, e sim um Kernel. A junção com os softwares disponibilizados pela GNU Foundation é que tornaram possível o funcionamento do sistema. Por isso há o consenso atual de ao referir-se ao sistema como GNU/Linux.

O FreeBSD é totalmente diferente. O sistema é único, composto de um kernel em conjunto com aplicativos, não havendo esta distribuição. Portanto quando há uma troca de versão, há muitas vezes o upgrade de vários aplicativos que compõem a base do FreeBSD.

Serve portanto, esta pequena explicação como base para que você saiba , quando lhe questionarem, as diferenças entre o FreeBSD e GNU/Linux.

Claro que ainda temos diferenças mais profundas, que com o tempo vamos discutir aqui e lhe elucidar para melhor compreensão.

AUTOR: Mauro Paes Corrêa da BSDSUL




Desde já agradeço,
*********************************************************************
Flávio de Oliveira Barros 
Manaus - Amazonas - Brasil
Linux Registered User# 278223                 LPI ID:   LPI000056610
Amsn flaviobarros_us em hotmail.com  ICQ 3649766 Skype: flaviobarros_us
 ...	   
 ºvº       
/(_)\              
 ^ ^       
Powered by FreeBSD® 6.0  GNU/Linux & GNU/Slackware® 10.2
"Linux is for people who hate Windows,
 BSD is for people who love UNIX"
*********************************************************************
 __________________________________________________
Fale com seus amigos  de graça com o novo Yahoo! Messenger 
http://br.messenger.yahoo.com/ 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd-am/attachments/20070131/7878da81/attachment.html 


Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd-am