[FUG-DF] Monitoração de Ativos de Rede/SLA

Segunda Fevereiro 16 17:50:22 BRT 2009

Luiz Otavio de Lima de Lima Rodrigues escreveu:
> Pessoal,
>
> Aproveitando que a lista está aquecendo, gostaria de trocar algumas
> informações a respeito do FreeBSD 7.1.
>
> Instalei a versão em um VMWare ESXi e coloquei os seguintes serviços:
> 	- OCS-Inventory NG
> 	- CACTI
>
> Os dois foram tranquilos de configurar e estão rodando bem.
>
> Gostaria agora de substituir o sistema de monitoração de ativos de
> rede e servidores.
>
> Hoje utilizo o Big Brother. Funciona relativamente bem, mas a empresa
> cresceu e a monitoração ficou confusa.

> [...]

Luiz,

Aqui utilizamos o Cacti em substituição plena ao HP OpenView, com muitos
templates e plugins personalizados, inclusive com customização do thold,
monitor e weathermap plugins.

Exceto pelos relatórios, não fica nada a desejar frente a solução
nenhuma. No caso dos relatórios criamos um plugin complementar feito com
hooks do thold plugin que gera os relatórios gerenciais e alimenta a
equipe de Gestão de Incidentes da empresa.

No caso de inventário usamos o OCS também, mas com uma customização que
faz ele gravar o historico e comparar até 10 inventários de cada estação
monitorada pra ver se houve mudança. Se houve gera a informação na tela
e por e-mail. Como está no mesmo servidor que o Cacti, o mesmo plugin de
relatorio do Cacti pega esse hook e gera tambem relatorios que alimentam
a Gestão de Mudanças.

Com isso e com algum cruzamento de informação conseguimos 3 itens de
ITIL sendo satisfeitos de forma semi-automatizada com os softwares que
voce ja usa.

Pessoalmente nao creio que haja ferramenta open source mais poderosa que
o Cacti com o Plugin Architecture, pra monitoração de rede.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800