[FUG-RJ] [TOTALMENTE OFF] Mecanico na Tijuca ;)

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em mundounix.com.br
Segunda Janeiro 25 14:22:22 BRST 2010


precisamos criar um FUGQPCC ....

FUG = todo mundo conhece o significado
Q = Que
P = Precisam
C = Comprar
C = Carro

pra postar este howto :)

2010/1/25 Patrick Tracanelli <eksffa em freebsdbrasil.com.br>:
> Joao Rocha Braga Filho escreveu:
>> Você quebrou o record de off-toppic. rs
>>
>> Sugiro a verificação junto ao DETRAN quanto à documentação, o
>> número de série do carro, placa, multas etc. Algumas concessionárias
>> não fazem a transferência de nome para eles, e tem vezes que o
>> dono do carro dá baixa. Conheço duas pessoas que deram baixa no
>> carro assim, uma envolvendo concessionária e outra envolvendo uma
>> pessoa física, que acumulava multas.
>>
>> Uma é, quando estiver testando o carro, entrar no posto do DETRAN
>> com ele. Se o vendedor tiver uma síncope, um ataque cardíaco,
>> ficar pálido ou algo assim, tem algo de errado com o carro. rs
>>
>> Eu me lembro que existia uma oficina que testava gratuitamente
>> os amortecedores, mas faz muitos anos isto. Dê uma ligada para
>> grandes redes de oficinas para saber se fazem algo assim.
>>
>> Não teste o carro em dia de chuva, só em dia de sol. A chuva
>> mascara os ruídos. Ruídos estranhos podem indicar carro batido.
>>
>> Pode fazer o teste de amortecedor fazendo o carro mover-se na
>> vertical. Chegue perto de cada roda e empurre contra o chão e solte,
>> empurre contra o chão e solte, na freqüência de ressonância. Depois
>> pare. O carro não pode fazer mais do que um ciclo e meio depois que
>> se termina o estímulo.
>>
>> Pergunte ao vendedor se o carro tem algum problema. Se possível,
>> (Modo paranóico) grave a conversa com o vendedor sem ele saber.
>> Pergunte em nome de quem está o carro, se da concessionária ou
>> do dono anterior. Um vendedor honesto deveria dizer qualquer coisa
>> de errada que possa ter.
>>
>> Pergunte quando foram feitas trocas de óleo, limpeza de radiador
>> etc. Leve uma lista co que perguntar e o que testar. E como manda
>> a Lei de Murphy, vai esquecer de algo mesmo assim.
>>
>> Procure por deformações e soldas estranhas. Se todas as portas e
>> tampas abrem suavemente. Pode usar fita métrica para medir as
>> distâncias entre rodas, entre roda e farol, entre roda e para-choque
>> etc. Existe o teste do ima, para saber se tem plastic em algum lugar,
>> o que indica ferrugem.
>>
>> Isto é o que me lembro por enquanto.
>>
>>
>> Boa compra,
>>     João Rocha.
>>
>> PS: Conheci uma garota que sacava de mecânica de carros. Ela fez
>> curso de mecânica de caros no LAMAT (Laboratório de Máquinas
>> Térmicas) da UFRJ, se não me engano. Ela disse que cansou de ser
>> enganada por mecânico de rua. Resultado: um dia ela ajustou o
>> ponto do motor do carro de um amigo no estacionamento, quando
>> ela ia pegar carona com ele. Ele falou que o motor estava fora do
>> ponto, então ela resolveu ajustar antes. Foi do tipo "Abra o capô."...
>> Mexe, ajusta etc... "Isto é o melhor que posso fazer sem os instrumentos."
>> Ele falou que o motor ficou no ponto.
>
> Opa, é desse mina que to precisando o contato hehehe ;)
>
> Joao, isso foi um how-to de checklist pre-compra ehuhhau vou encaminhar
> pra minha namorada.
>
> Mas na duvida da eificiente dela executar os testes, ainda preciso dum
> mecanico, ou a mecanica hehuahua.
>
> A documentacao esta OK, IPVA e Licenceamento 2010 passou.
>
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> Patrick Tracanelli
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