[REVISTA FUG] Revista

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Segunda Outubro 23 17:08:16 BRST 2006

On 10/23/06, Marcelo Vilela <marcelo.revistabsd em gmail.com> wrote:
> Olá,

Opa. Tudo bem?

> Estou vendo dois problemas aqui (aliás, um grande problema do comércio
> brasileiro, tomamos decisão porque ACHAMOS e não porque SABEMOS), falando
> deles:
>
> 1) Quem disse que a revista não será vendida em formato impresso (também
> acredito que não) mas não podemos ter certeza e tomar decisão por isso,
> entendem?!

Tudo bem. **Achamos** que ela deveria ser publicada inicialmente em
pdf, mas não **sabemos** se haveria um retorno se a revista fosse
impressa logo de cara.
Entretanto, **eu acho** que é mais prudente fazer um teste com versões
em .pdf do que gastar recursos que não temos para pesquisar se a
revista teria um retorno se impressa.

Além de que.. fazer a revista em .pdf é um bom modo de irmos nos
aquecendo e não custa nada (ou quase nada).

> 2) As pessoas que baixam a revista (caso saia em pdf primeiro) realmente
> comprarão na forma impressa quando ela sair?
>
> Novamente, devemos ter informações mais consisas e precisas se quisermos
> fazer um projeto, creio se vale a pena fazer a revista, vale a pena fazer
> bem feito. Acho que estamos movidos a empolgação de escrever um artigo de
> FreeBSD (e acho isso ótimo), mas temos que colocar o pé no chão e ver que
> nem tudo são flores e se quizermos fazer algo bem feito dará trabalho e
> terão milhões de coisas chatas para fazer...

**Acho** que poucos usuário iriam comprar a revista.
Aqui temos que pensar se o objetivo é fazer uma revista para
contribuir com o conhecimento no mundo ou para termos um retorno
financeiro (claro que os dois seriam ótimos, mas **eu** estou visando
apenas o contribuir e não o lucrar)

> Espero que nunca se esqueçam de como é feito o projeto do FreeBSD, um
> esforço coordenado e planejado, e por isso atingimos nossas metas enquanto
> OS.

Então. Você, Marcelo Vilela, tem razão em dizer que é um grande
problema tomar ações porque **achamos** e não porque **sabemos**, mas
**acho** que quando não dispomos de recursos e tempo de sobra temos
que ir pelo caminho mais barato.

Agora eu estou me perguntando: Por onde realmente temos que começar?

Eu não tenho experiência alguma nisso, mas se fosse para **achar** eu
acharia que deveriamos já começar em bolar as sessões dessa revista.

Exemplo de sessões:
- O ABC do FreeBSD (O que é, como surgiu, para que serve, exemplos de
empresas e usuários que usam o FreeBSD e para que usam)
- Organização do Sistema (Onde e como o sistema é organizado -
Exemplo: Diretórios, arquivos, aplicativos do sistema, aplicativos do
usuário, nucleo, etc)
- Dicas para Desktop (Algumas dicas do que funciona e do que não
funciona para usuários 'comuns' no FreeBSD - Exemplo: Som,
navegadores, plugins, editores de texto de imagens)
- Dicas para Servidores (Dicas de softwares para implementar tais
soluções para tais problemas - Exemplo: Uma solução para um firewall
que bloqueie programas p2p e outros: Snort)

Enfim... Alguém acha que eu atropelei algum passo ai? Ou concordam
comigo que deveriamos começar a nos organizar desse modo?

Opinem!

E Desculpem se eu atropelei algo...
--
Marcelo Rossi