[REVISTA FUG] Revista

Marcelo Vilela marcelo.revistabsd em gmail.com
Quinta Outubro 26 11:14:22 BRST 2006

Olá,

É tempo é algo que falta nos dias atuais... Mas apertando sempre dá
> para dispor de pelo menos meia horinha...

Ok!

> Como aparentemente somos poucos, creio que fazer uma divisão exata de
> quem vai mexer com artigos de Desktop ou Servidor ou o ABC é meio
> ruim. Acho que o legal é definirmos sim que na teoria Fulano cuida do
> Desktop, Sicrano mexe com Servidor e Beltrano com o ABC... Maaas na
> prática um ajuda o outro, isso até conseguirmos ter mais pessoas
> ajudando na revista.

Na prática sim, mas temos que ter alguém responsável pela área (pelo menos
em teoria)

3 - Vamos esperar mais alguém aparecer aqui na lista para ajudar? Ou
> que tal nós já pensarmos nos primeiros artigos da revista? Vocês ai
> digam algo que possam escrever (Um tema, sei lá.. sobre gnome, sobre
> players, sobre postgres, sobre algo!). Assim nós já vamos rascunhando
> algo (produzindo texto mesmo) pra já ir esboçando como a revista vai
> ficar e depois já podemos pensar em juntar tudo.

Eu tenho mais experiência como usuário final do FreeBSD, acho que tem uns
quatro anos que uso o Freeba em casa, mas nunca fui muito de usar desktop,
uso fluxbox, e estou me aventurando agora no KDE por curiosidade, usei o
gnome por um mês há uns dois anos atrás. Vamos tentar definir um tema
central para a revista, por exemplo, se formos falar de VoIP, na parte de
servidor falaria-se de asterisk, e na parte de Desktop de utilitários para
usá-lo, o que acham? Não é uma regra mas acho que daria uma visão legal para
quem fosse implementar a solução apresentada na revista.

Aliás, acho que podemos focar um pouco também as redes corporativas usando o
FreeBSD tanto nos servidores como nas estações de usuários finais, podemos
ter matérias como, por exemplo, como criar um cd de instalação do FreeBSD
customizado, para o caso de alguém querer instalá-lo em 50 máquinas não ter
que ficar instalando pacote a pacote, ou como no geral tem o mesmo hardware,
compilando e/ou instalando diversas vezes o kernel, (não sei fazer isso, mas
ficaria feliz em aprender, hehehe).

Abraços,
Marcelo Vilela.