[REVISTA FUG] Revista

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Quinta Outubro 26 12:57:10 BRST 2006

On 10/26/06, Marcelo Vilela <marcelo.revistabsd em gmail.com> wrote:

> Na prática sim, mas temos que ter alguém responsável pela área (pelo menos
> em teoria)

Concordo! É bom ter um responsável (pelo menos em teoria) para
centralizarmos os fumos nele (hehhe, brincadeira... mas é bom sim ter
um responsável definido)

> Eu tenho mais experiência como usuário final do FreeBSD, acho que tem uns
> quatro anos que uso o Freeba em casa, mas nunca fui muito de usar desktop,
> uso fluxbox, e estou me aventurando agora no KDE por curiosidade, usei o
> gnome por um mês há uns dois anos atrás. Vamos tentar definir um tema
> central para a revista, por exemplo, se formos falar de VoIP, na parte de
> servidor falaria-se de asterisk, e na parte de Desktop de utilitários para
> usá-lo, o que acham? Não é uma regra mas acho que daria uma visão legal para
> quem fosse implementar a solução apresentada na revista.

Ótima idéia! Acho que deveriamos mesmo tentar relacionar a parte de
servidor com a parte de desktop, sempre que possível.

> Aliás, acho que podemos focar um pouco também as redes corporativas usando o
> FreeBSD tanto nos servidores como nas estações de usuários finais, podemos
> ter matérias como, por exemplo, como criar um cd de instalação do FreeBSD
> customizado, para o caso de alguém querer instalá-lo em 50 máquinas não ter
> que ficar instalando pacote a pacote, ou como no geral tem o mesmo hardware,
> compilando e/ou instalando diversas vezes o kernel, (não sei fazer isso, mas
> ficaria feliz em aprender, hehehe).

Sim... Tá ai um bom tema para começarmos também... como fazer um cd
customizado do FreeBSD... Há dois meses atrás eu tive a idéia de
começar a fazer um para mim, tentei começar, mas não tive tempo de
mexer... Mas não me parece difícil não.

Abraços!

--
Marcelo Rossi