[FUGSPBR] Desculpem ... Ainda sobre NAT

Assessor Sistemas assessorsis em terra.com.br
Qui Fev 20 17:08:55 BRT 2003

Sei que tem bastante informação no histórico só que eu não consegui ainda
enteder certas questões em relação ao NAT-ADSL

Ja esta tudo ok, configuração, kernel, ...

só que eu tenho um adsl brasil telecom (Alcatel pro) com ip fixo, válido na
internet, pelo que eu entendi o ip fica no modem e não na placa, esta certo?

O ip valido seria 200.x.x.x

na configuração do meu servidor eu informo como gateway,DNS o ip interno do
modem 10.0.0.138, esta certo?

Como eu tenho duas placas ed0 - ligada ao adsl com ip internet 10.0.0.1
                                        ed1 - rede interna 192.168.0.1

A placa ed0 esta com ip 10.0.0.1 na mesma faixa do modem, eu preciso alterar
o ip desta placa para o ip válido 200.x.x.x?

Eu estou fazendo o Nat entre o ip 192.168.0.1 para o ed0, esta certo?

Não consigo pingar das estações para fora (internet), somente funciona para os
ips internos (192.168.0.1/10.0.0.1) que são das placas ed0, ed1.

Também não consigo pingar das estações no ip do modem 10.0.0.138

Eu no futuro vou ter que usar estações na internet usando serviços no meu
servidor, neste caso eu vou ter que colocar o ip válido (que esta no modem)
na minha placa de rede, estou certo?

No servidor tudo funciona normalmente

Me ajudem por favor, ou eu vou ter que tirar vários dias de férias, porque a
minha cabeça ta afim de explodir (he,he,he...)