[FUGSPBR] Desmistificando o SCSI

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jun 7 13:28:08 BRT 2004

>    Outra coisa é que os IDE, em geral, não são feitos pensando na
> mesma carga que o SCSI. Os IDE são feitos pensando usuários médios
> e com isto dão somente garantia de 1 ano. O SCSI não feitos, em geral
> para uso intenso por um longo período, e muitos tem garantia de 3 anos.
> Já vi até garantia de 5 anos.

     Isso é mais consequencia do mercado que da qualidade.  O mercado de SCSI
EXIGE garantia de 3 anos ou mais, o de IDE já se satisfaz em geral com os 3
meses da lei do consumidor.

     Os fabricantes de IDE com representante no Brasil tem garantias boas
(Samsung = 3 anos).

     Um amigo meu disse uma vez uma frase muito séria Mais importante que a
garantia do HD, que apenas vai recuperar o custo do HW, é a garantia dos dados,
que nenhum fabricante dá.

     Ou seja, cobremos preços bem caros pelo HD.  Se queimar, tá pago no overhead.

>    É 320, e não 360.

     Pior ainda.   ;-)

>    A "sustained transfer rate" varia segundo a trilha, pois o número de
> setores varia de acordo com as trilhas.

     Os fabricantes costuma dar o range inicial-final, ou a média.  Nunca vi ser
maior que a metade do burst rate.

>    Sob carga pesada isto implica em menos overhead do sistema, e menos
> tempo ocioso do disco esperando pelos próximos comandos. Aumentando
> o desempenho total do sistema. Sob uma carga baixa o tagged queueing
> pode não representar um ganho significativo.

     Mais que overhead, o tagged queueing permite que o disco otimize a ordem de
busca dos setores dentro dele.  Alguns sistemas operacionais já tenta fazer
isso, mas o disco sempre vai fazer melhor, pois somente ele sabe onde a cabeça
está naquele momento.

     Chegaram a sair alguns discos IDE (ATAPI) com tagged queueing, mas acho que
a idéia não vingou.

     Para quem não entendeu, ATAPI e exatamente igual a SCSI, só que usando os
comandos IDE.  Tanto que hoje o FreeBSD tem o suporte ao Tagged Queueing no IDE,
e o atapicam, que é uma interface que permite enviar comandos SCSI nativos para
dispositivos ATAPI, como CDROMs, etc.

>    E joguinho não faz acesso pesado à disco, tal como um banco de dados.

     Hoje em dia, eu não garanto mais nada sobre joguinho...

     Fiquei sabendo que a interface do Unreal Tournament está sendo usado para
criar programas de treinamento para o exército americano.  Virtual reality, now!

>    Tem ums outra coisa importante com os discos SCSI, pelo menos com as
> controladores Adaptec.  A controladora tem o software de teste do disco
> e de
> reformatação física. Problemas de bad sectors podem ser testaros e
> resolvidos
> com a ajuda da controladora. O IDE não tem este recurso, o que o torna mais
> descartável.

     O problema não é de controladora, mas de BIOS.  Se sua BIOS tiver, ótimo,
mas ninguém se interessa por isso.

     De qualquer forma, todos os fabricantes que conheco permitem download de
programas para fazer esse tipo de coisa.

     Note que nos discos modernos não é possivel formatar de verdade.  O que se
faz é escrever zeros nos setors, e ler para ver se está ok.  Tanto em IDE como
em SCSI.  O tal comando da Adaptec é um único comando SCSI, de timeout gigante,
que pode ser dado pelo camcontrol.  man camcontrol.  Nos discos modernos, esse
comando é interpretado como a ordem para fazer a escrita de zeros.