[FUGSPBR] badsect: dúvida

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Ter Jun 29 15:07:42 BRT 2004

João Carlos Mendes Luís wrote:

    ... delatado ...

>     Já defendi muito SCSI, mas hoje em dia só recomendo para quem
> precisa de muito acesso simultaneo (leia-se Tagged Queueing) ou
> montagens com hotswap profissional.

    O SAT prevê Tagged Queueing, mas poucos a implementaram. Um dos
que implementaram, pelo que eu soube, foi a Seagate. A maioria dos SATA
do mercado são, na realidade, o PATA com uma interface de conversão. Isto
também acontece com as controladoras, i.e., a maioria são PATA com conversor
e não dão suporte ao Tagged Queueing.

    O SATA também prevê o Hot Swap, mas não sei se os discos e as
controladores
preveem isto. As 3Ware dizem que prevem isto.

>     Também já tive disco SCSI que morreu em menos de 1 semana, e disco
> IDE com mais de 10 anos de uso.

    Existem discos IDE feitos prevendo a qualidade, até dando 3 anos de
garantia.

    Existem um array de 576 discos Maxtor 160 GB, de 5400 RPMs, em uma
universidade na alemanha, para receber o backup de toda a universidade. Eles
usaram HDs que eram o top de linha na época, com 3 anos de garantia. No
primeiro ano de funcionamento 3 pifaram.

>     Só se o HD for MFM ou RLL.  Lembram disso?  Acho que o ultimo que
> saiu tinha 80Mbytes.  Depois de 40Mbytes já estava tudo saindo como IDE.
>
>     Alguns discos SCSI muito antigos também precisavam do badblock.  E
> duvido que alguem aqui tenha chegado a mexer com ESDI.   ;-)

    Eu vi em anúncio, e alguns discos ESDI.

    Mas todas as controladoras SCSI da Adaptec, que eu saiba, dão suporte
para teste de superfície e reformatação de HD. Uma vez eu estava testando
um HD de Seagate 73 GB 10 KRPM, e deu muito bad sector. Perdi a paciência,
e mandei reformatar. Depois testei de novo e estava Ok. Não sei se ele
remapeou
tudo, ou se reformatou e depois testou remapeando os defeitos que sobraram.

       João Rocha.

--

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com