[FUGSPBR] 5.3 Release

Sex Nov 5 16:23:05 BRST 2004

Oi Renato :)

Então, a parte de "testing" do que tem hoje é o que precisa de atenção.
A parte de SMP do "testing" eu considero crítica, e um povo do
KDE/FreeBSD tambem. FreeBSD com KDE em um P4 HT as vezes congela
completamente, cai em locking, os processos ficam em Giant. Isso
acontecia muito antes, hoje acontece menos mas ainda acontece.

Isso implica em 2 coisas, a primeira é parte do SMP cara, esses Giant
são no SMP. Segundo, o Lock Order que ta rolando nos arquivos na hora de
acessar o disco, alguns são por conta deles, os file descriptors. Eu ja
tive problemas com qmail por conta desses LORs com muita mensagem na
fila e não fiquei feliz ;) E Qmail eu considero critico, deve funcionar.

Sobre o que não ta na TODO é em relação à parte ATA, problemas de
READ_BIG, DMA_READ e DMA_WRITE, especialmente em unidades óticas com
DVD. Problema com SATA RAID em placa mae Asus Deluxe, e o principal, em
4 notebooks diferentes e 1 Desktop o 5.3 simplesmente não instala porque
os READ_BIG dão "exausted" depois de tentar (retrying 2 more times) por
20 minutos controlar a device.

O re@ está a par disso, inclusive tem os modelos e acesso remoto a
algumas dessas máquinas -- as que eu pude instalar hehe -- mas talvez
esteja considerando "caso isolado", isolado em 4 NB de marcas e modelos
diferentes e 1 Desktop.. :(

Tem mais gente reclamando disso na -current, especialmente da semana
retrada pra cá.

Posso estar sendo chato, mas eu considero muito crítico não conseguir
nem sequer instalar o FreeBSD em 5 máquinas completamente diferentes por
causa do mesmo problema, e gostaria que o 5.3 tivesse isso corrigido...

A esperança continua ;)

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli