RES: [FUGSPBR] SCSI / RAID ! ou SATA com Vinum ?

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sáb Out 2 01:08:52 BRT 2004

Frederick F. wrote:
> Controladoras HIGHPOINT IDE fazem RAID e são compativeis com o freebsd...
>
> Já houve uma extensa discussão sobre avaliação de IDE x SCSI na lista, mas
> acho que é aceitável em servidores de médio porte uma HIGHPOINT com 2 ou 4
> discos IDE fazendo espelhamento.

Essas Highpoint nao sao RAID por software, como as Promise?

Ambas são tratadas pelo device ar(4), e pelo que eu vi nos fontes, as diferencas
são apenas na hora do setup.  O acesso (arstrategy(9) é igual nas duas, ou seja,
o sistema operacional divide as leituras e escritas entre os discos envolvidos.

Note que eu nao sou contra.  Tenho uma Promise em casa, e estou muito feliz com
ela.  Só nao podemos nos iludir achando que é RAID por hardware.

> Os discos IDE de qualidade não são tão caros como SCSI e a controladora é
> bem acessível.

Sim!!!!

E muitas placas mae já vem com BIOS e chips Promise embutidos, barateando ainda
mais o custo.

> Utilizo isto no meu servidor de arquivos :)

                                         Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny em jonny.eng.br