[FUG-BR] bootmgr

Rainer Alves freebsd em powered.net
Seg Out 10 17:17:10 BRT 2005

Giovanni P. Tirloni wrote:

>Por quê eu NÃO posso mudar o menu que aparece na inicialização do
>sistema? Você não pode mudá-lo pois o carregador que vem por padrão com
>o FreeBSD é bastante limitado. [...]
Apenas para complementar... também concordo que o bootloader do FreeBSD
é limitado... o fato é que você não pode (sem alteração de código) mudar
as entradas que ele lista... mas você PODE omitir/desabilitar as que
você achar desnecessárias. Por exemplo, para exibir apenas os slices 1 e
2 (e desabilitar o 0):

# boot0cfg -m 0x3 ad0

     -m mask
             Specify slices to be enabled/disabled, where mask is an integer
             between 0 (no slices enabled) and 0xf (all four slices
enabled).

Para dar um boot no slice 2 durante o próximo boot:

# boot0cfg -s 2 ad0

Att.,
Rainer Alves
BrasilTelecom