[FUG-BR] Postgres

Jorge Godoy godoy em metalab.unc.edu
Ter Out 18 12:48:47 BRST 2005

Nilson Debatin <nilson em forge.com.br> writes:

> A principio parece simples sua questão, se é que entendi corretamente.
> Primeiro te aconselho a usar o PostgreSQL 8.0.3, tenho usado ele
> em FreeBSD há um bom tempo, inclusive em FreeBSD AMD64 e tem
> funcionado sem problemas e com performance superior a 7.4.
>
> Você pode instalá-lo normalmente pelo ports com um make install
> em /usr/ports/databases/postgresql80-server/ e então montar
> a sua partição recém formatada em /usr/local/pgsql/data
> assim seus dados ficariam todos dentro desta partição.
>
> Se tiveres conhecimentos basicos de configuração do pg e dos
> [...]

Isso não é necessário a partir da versão 8.  Podes, com o banco em
funcionamento, criar tablespaces e indicar onde os dados para aquela base em
particular devem ser salvos ou até mesmo chegar a uma partição específica para
uma tabela.

Com isso o nível que é possível separar os dados no banco de dados é
extremamente alto (ou baixo, depende de como você pense nas entidades) e
permite, por exemplo, manter bancos distintos em uma mesma máquina em discos /
controladoras distintos e evitar a concorrência de acesso a dados.

Por motivos de facilitar atualizações e reinstalações em caso de "acidentes",
sugiro que não mude isso e use o recurso de tablespace.  Assim, num dump para
o backup, você já terá toda a informação necessária para recriar a situação da
máquina em produção.

Sds,
--
Jorge Godoy      <godoy em metalab.unc.edu>