[FUG-BR] XDMCP ou LTSP + PCBSD

Giancarlo Rubio gianrubio em gmail.com
Sexta Outubro 31 10:35:05 BRST 2008

2008/10/31 Marcos Jesus Faria <marcosjfaria em gmail.com>:
> Boa Tarde Srs,
>
> Estou com a necessidade de trocar os PCs de um departamento para máquinas
> "burras", usando o conceito Thin Client, porém quero fazer isso com PCs
> considerados obsoletos.
>
> Vi muita coisa sebre o LTSP com Linux(Ubuntu), mas antes de tudo gostaria de
> saber se vocês conhecem algo parecido ou em prática com o PCBSD, tanto com
> XDMCP quanto LTSP?

Voce quer fazer da maneira fácil e extremamente rápida?? Faça com ltsp
do ubuntu [1] . É extremamente fácil e rápido de se fazer, eu diriar
até rídiculo pois vc não precisa ficar exportando diretórios por nfs,
criando árvore, compilar kernel, bla bla bla. Se vc quiser fazer com
FreeBSD [2] [3] [4]  vc vai sofrer um pouco mais cada caso é um caso

> Se sim, por favor, me mandem algo onde eu posso encontrar as formas de se
> fazer.
>
> A idéia inicialmente é agregar 50 máquinas "burras" em um servidor PCBSB ou
> FreeBSD Gráfico, onde os usuários terão acessos a browser e algo em
> OpenOffice.

Quanto a isso depois de pronto os 2 farão muito bem. Como falei vai
depender da da sua necessidade. Quer uma opinião?? Faça por ltsp é mto
mais rápido e fácil de administrar. Eu sou pró BSD mais nesse caso
tive que bater palmas pro ltsp do Ubuntu!!

[1] https://help.ubuntu.com/community/UbuntuLTSP/LTSPQuickInstall
[2] http://www.onlamp.com/pub/a/bsd/2004/09/09/diskless_server.html
[3] http://www.freebsd.org/doc/en/articles/pxe/article.html

--