[FUG-BR] ESXi4 + FreeBSD8 (x64) = como instalar o VMware Guest Tools?

Nilson nilson em forge.com.br
Terça Dezembro 1 21:43:07 BRST 2009

2009/12/1 Nenhum_de_Nos <matheus at eternamente.info>:

> se não aparece nada acho que o problema é outro.
>
> eu sou meio receioso com virtualização por isso. tirar o hd e levar para
> outra máquina é sempre possível quando na vera ...
>
> podes tentar isso e não perder tudo ... já tentou ?
>
> matheus

Parece gritante nossa diferença de visão sobre o assunto,
pois onde você vê uma desvantagem ou dificuldade extra
nas máquinas virtuais eu vejo uma gigantesca vantagem
no quesito "praticidade de manipulação".

Por ser um simples arquivo, as vezes inconveniente pelo
seu tamanho, eu tenho a liberdade de copiá-lo pra onde
quiser e testar, mecher, modificar de inúmeras formas,
sem sequer precisar abrir um computador, ou estar
perto dele, tudo remotamente.

Inclusive para testar coisas, quando tiver alguma
dúvida em relação ao resultado do procedimento,
posso fazer um snapshot, testar/zoar/estragar a vontade,
e se por fim não der certo o procedimento, voltar para o
estado inicial, do momento da criação do snap.

Tirar o HD e levar pra outra máquina? Que tal adicionar
um "novo HD" em outra maquina virtual e apenas
apontar para o VMDK que vc quer mitigar? E ainda
criar um SNAPSHOT antes de mecher nele, se você
detonar com o HD é só voltar.

E se eu quiser testar uma mega-atualizacao de
versao no meu servidor XYZ que está em produção?
Simples: faço uma clonagem da VM (basicamente
é apenas uma copia da pasta) e levanto esse clone
como um ambiente de testes, faço todo o procedimento
de atualização/testo/confiro/refaço até que fique
perfeito, e então posso fazer isso no servidor oficial
de produção, ou então para diminuir o downtime,
simplesmente inverto a VM de produção pela VM de
testes, apenas atualizando os dados que ela manipula.

Enfim, resumindo minha verborragia virtual, quero
dizer que na minha opnião as máquinas virtuais
trazem tantos benefícios a sua administração e
gerenciamento, que sua perda de performance
em relação ao hardware nativo torna-se irrelevante
para a grande maioria dos casos onde pode ser
aplicada. Hoje em dia eu não vejo desvantagem
alguma em utilizar virtualização em ambientes de
T.I. de qualquer empresa que possua pelo menos
uns 3 servidores.
O único caso em que continuo usando preferencialmente
máquina física é no gateway/firewall da rede. Gosto
de ver aquele Pentium2 de 500MHz que todo mundo
chinga e diz que vai jogar no lixo virando um baita
de um router :)

--
[]s
Nilson