[FUG-BR] Instalação FreeBSD - Slices

Racoo Marca racoo.marca em gmail.com
Quinta Julho 14 12:33:18 BRT 2011

Olá pessoal,

Eu estava lendo sobre a instalação do FreeBSD e me veio uma dúvida sobre a
parte do FDISK Partition Editor e o Disklabel editor:

1) O FDISK seria para eu particionar o meu HD, por exemplo, eu tenho um HD
de 500GB  e quero usar 250GB desse HD para fazer minha instalação do sistema
enquanto que os outros 250GB eu quero usar apenas para guardar arquivos
pessoais. É correto pensar dessa forma?

2) No Disklabel Editor, o que é um label? E também, o que é essa
nomenclatura dos slices que o FreeBSD coloca pra mim quando eu escolhe a
opção (A), como no caso abaixo:

ad0s1a                    /
ad0s1b                    swap
ad0s1d                    /var
ad0s1e                    /tmp
ad0s1f                     /usr

Eu lendo o help do disklabel, entendi apenas uma parte da nomenclatura, por
exemplo, ad0s1a:
Master IDE primária Slice1.......mas não entendi o que significa essa letra
  'a' , não vi nenhuma referência sobre essas letras no final de cada label.

Falando das letras, por a opção automática não criou o label ad0s1*c* e
pulou para ad0s1*d*?