[FUG-BR] Problemas com PFSense perda de conexão

Marco Carvalho de Oliveira demoncyber em gmail.com
Sexta Maio 6 10:20:15 BRT 2011

Olá,

Estou enfrentando problemas com um ambiente que possui dois firewalls com
pfsense 1.2.3, a estrutura possui:

* Alta disponibilidade de link
* Alta disponibilidade de hardware
* Pacotes extra instalados de proxy, squidguard, lightsquid
* A estrutura possui uma vasta configuração de redes de openvpn ( cerca de
50 )

O funcionamento estava normal até que em um dia alguém criou uma rede de
openvpn na mesma faixa da rede local, o qual desencadeou uma lista de
problemas fazendo que o firewall não consegui-se resolver mais o nomes e nem
navegar, pois por um desacaso o ip que o openvpn alocou era o ip do do
servidor de DNS da rede, ... mas enfim este problema foi resolvido.

No entanto desde o ocorrido os firewall's com pfsense começaram a apresentar
um estranho problema de perda de conexão de um alguns softwares que rodam a
cada 6 horas no qual vem N ip's da internet fazem uma simples comunicação
com servidores dentro da minha rede, informando que o aparelho na rede
externa está funcionando, o mais critico disto e que não existe um padrão
claro. O que acontece hora um destes ips da internet faz a comunicação e
funciona outro hora este mesmo ip faz a comunicação e acontece timeout.
Diante desta situação estranha e não encontrando nada que possa me auxiliar
estou postando aqui na lista.

Nota são dois firewalls com placas de rede diferentes, ambos eu já tentei
deixar rodando sozinhos e estes apresentaram o mesmo problema com o passar
destes período longo de teste.

Me foi sugerido a reinstalação dos firewall's como solução alternativa,
visto que este problema começou a ocorrer de forma estranha e que
possivelmente no ambiente padrão este não exista ( ainda não foi executado
).

Alguém já teve algum problema parecido, ou tem alguma sugestão para a
resolução deste caso ?

Desde já grato.

--
Marco Carvalho de Oliveira
LPI - Linux Professional Certificate- Nível 1