[FUG-BR] intel 945GM vs. cairo-dock -o

Rejaine Monteiro rejaine em bhz.jamef.com.br
Terça Maio 15 14:50:03 BRT 2012

Ola pessoal,

Não uso BSD por aqui, mas também tenho tido muitos problemas com relação
ao driver Intel, em diversos desktops HP Pro  3000/3080 com OpenSuSE
11.2 - kernel 2.6.31.14-0.6, usando KDE e com os seguintes componentes
instalados abaixo:

# lspci -v | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 4 Series Chipset
Integrated Graphics Controller (rev 03) (prog-if 00 [VGA controller])

obs: o sax2 reconhece a placa de vídeo como Intel G45/G43

 # rpm -q libdrm Mesa xorg-x11-driver-video
libdrm-2.4.14-2.1.x86_64
Mesa-7.6-3.1.x86_64
xorg-x11-driver-video-7.4-87.91.1.x86_64

O que geralmente ocorre é que vez ou outra o ambiente gráfico cai,
ficando só uma tela preta com um cursor piscando no canto esquerdo do
vídeo, sendo necessário reiniciar o X ou  o computador

Quando isso ocorre, no syslog geralmente aparecem erros do tipo:

kernel: [32089.181587] [drm:i915_gem_evict_something] *ERROR* inactive
empty 1 request empty 1 flushing empty 1
 kernel: [32468.448896] [drm:i915_gem_object_bind_to_gtt] *ERROR* GTT
full, but LRU list empty
 kernel: [32468.448908] [drm:i915_gem_object_pin] *ERROR* Failure to
bind: -28
<....>
kernel: [12122.856826] [drm:i915_handle_error] *ERROR* EIR stuck:
0x00000010, masking
kernel: [12123.092008] [drm:i915_hangcheck_elapsed] *ERROR* Hangcheck
timer elapsed... GPU hung

Já tentei efetuar algumas alterações e sugestões que encontrei por ai ,
como o modeset=0 ou  desabilitar os efeitos da área de trabalho, mas
nada surtiu efeito

Como são muitas estações de trabalho, ainda não tivemos como
atualiza-las para a última versão do OpenSuSE, mas estamos pensando em
atualizar apenas algumas para ver se a nova versão resolverá de fato o
problema ou não...

Se alguém tiver passado por problema semalhante e conseguiu contornar
sem necessariamente atualizar o kernel , agradeço se puder compartilhar
a solução