[FUG-BR] Digest freebsd, volume 80, assunto 56

Otacílio otacilio.neto em bsd.com.br
Quinta Novembro 22 15:35:41 BRST 2012

Vou só comentar algumas coisas em que concordo com Marcelo
On 21/11/2012 23:47, Marcelo Araujo wrote:

> [...]
> construtiva. Caso você fique chateado, desconsidere este email!
>
> Mas como percebi, você está iniciando agora no FreeBSD, e pretende fazer um
> projeto criando um PFSENSE like! No meu ponto de vista, vai ser um esforço
> jogado fora.
>
> O FreeBSD precisa tanto da ajuda de novos colaboradores, que estes tipos de
> projetos *MAIS DO MESMO* me deixam um tanto quanto aborrecido. Eu gostaria
> de sugerir para você alguns projetos que realmente devem fazer alguma
> diferença para a comunidade FUG-BR e FreeBSD em geral.

Eu não uso PFSENSE por isso o que eu estou escrevendo não é dirigido
para ele, mas para a situação do FreeBSD como um todo.

O sistema precisa ser muito, mas MUITO mais polido do que está na
situação atual. Eu tenho a convicção que existem muitas coisas no
FreeBSD que precisam ser debugadas/acabadas para que o sistema seja
realmente um sistema de qualidade profissional. Cito algumas:

Interface gráfica - O sistema precisa ter o seu suporte gráfico bem
acabado, não só do ponto de vista de drivers, mas também do
funcionamento correto e sem bugs. Eu fico até com vergonha quando vou
desligar o sistema e no meio dos scripts de shutdown ele reinicializa o
X-Server ficando travado.

Drivers - Tem uns drivers que são medonhos. Adaptadores USB/serial que
não tem suporte a todos os pinos. Driver de wifi que trava o sistema em
locais com muitas redes (isso aconteceu comigo duas vezes ontem). Certa
vez li que quando as coisas funcionam em um FreeBSD elas funcionam como
uma rocha, mas a experiência que tenho não é essa, tem coisa que parece
mais pedra-sabão.

Atualização - Um sistema de atualização que seja tão fácil de usar
quanto o do Ubuntu (é, isso mesmo o do Ubuntu). Pois do jeito que está
atualizar o sistema só para usuário experiente, mas isso eu acho que os
desenvolvedores não vão fazer nunca.

ACPI - É preciso de uma forma URGENTE adicionar suporte decente a
suspend/resume. Meu note mesmo, quando desliga dá um estalo que eu acho
que é algum relé abrindo, só pode. Sem falar que algumas vezes fico com
a impressão que não são todos os blocos da cache do HD que são gravados
na superfície do disco. O win que veio com ele não fazia isso.

Desenvolvedores - Desenvolvedores mais ativos, eu mesmo postei um bug
report com patch para o gvfs dia 1 desse mês
(http://www.freebsd.org/cgi/query-pr.cgi?pr=173267), o Edwin atribuiu o
bug a lista do gnome e ninguém fez mais nada. Inclusive outros usuários
já se queixaram do mesmo bug na lista, a solução está no patch e ninguém
fala se está certo, se está errado, ou outra coisa qualquer além disso.

Também gostaria que todos os mantenedores de ports trabalhassem para que
os ports atuais funcionassem sem bugs, mas infelizmente nem sempre isso
acontece e apenas as versões vão mudando. Também, é sempre trabalho
voluntário e é preciso se conformar com isso.

Eu acho que o sistema deveria sim dar atenção ao uso em
notebooks/desktop. Não é porque o sistema é orientado para servidores
que essas outras plataformas não devem ser bem acabadas. Se você
instalar um sistema de servidor dos concorrentes em um notebook não é
por isso que ele vai se comportar de forma mal acabada.

> [...]
> 3) PFSENSE, envie patchs para o projeto com as suas ideias inovadoras e
> ajude o projeto.
>
> Eu admiro essa sua empolgação, mas se você direcionar bem o seu esforço,
> sua contribuição para o FreeBSD/FUG-BR/MUNDO vai ser muito maior.
>
> Agora, porque parei para escrever esse email?
> 1) Já fui empolgado e iniciei muitos projetos, que no final ficaram pela
> metade.
> 2) Não existe projeto com apenas uma pessoa, você não vai conseguir ficar
> empolgado por muito tempo, afinal você precisa trabalhar e cuidar da vida.

Exatamente, o FreeBSD precisa de gente paga mesmo para trabalhar no
sistema, mas como ter isso se todo o ano as metas de doações não são
alcançadas?

> 3) Projeto fica congelado, quem têm interesse, logo perde.
> 4) Um FORK do PFSense com REST, Ajax, Json e o NOME que você quiser botar
> aqui, vai ser mais do mesmo, nada inovador.
>
> Porém, se você realmente quer fazer um FORK do PFSense, inicie com uma
> proposta de coisas diferentes e inovadoras que não existem no PFSense,
> novas features e etc.
>
> Grande Abraço!

Ninguém por favor fique ofendido com o meu e-mail ou me mande usar um
Linux. Relatei o que eu acho que o sistema tem deficiência e entendo que
isso é um primeiro passo para poder resolve-las. Eu entendo que o
sistema é altamente personalizável, mas as coisas a que ele se propõe
precisam funcionar como uma rocha, tal como li tempos atrás. Tudo o que
falei é o que eu acho que precisa ser feito, não que será feito pois
isso foi só a minha opinião de merda. Por que eu não faço? Porque depois
dos 30 só as putas é que trabalham unicamente no/por amor (se é que
alguém acredita nisso).

[]
-Otacílio