[FUG-BR] Squid 3 autenticando no AD em Windows 2008R2

Ricardo Carlini Sperandio rcarlini em gmail.com
Terça Março 12 10:14:50 BRT 2013

Enviado pelo Motorola Razr
Em 12/03/2013 06:52, "Marcelo Gondim" <gondim at bsdinfo.com.br> escreveu:

> Opa Ricardo,
>
> Tens a indicação de alguma documentação ou links de fóruns que eu possa
> dar uma lida?
> Algo que você sugere? Estou justamente coletando informações. Pelo que
> vi até o momento as formas de autenticação foram usando o antiquado
> ntlm  :) sem fazer abertura de pops para o usuário ou usando o
> basic_ldap_auth abrindo pops de autenticação.  :)
>
> []'s
> Gondim

Bom, minha sugestão e utilizar a funcionalidade do kerberos do AD,
Talvez em [1] vc possa encontrar um norte a seguir.
Uma das vantagens da utilização do kerberos e justamente utilizar o ticket,
não necessitando, portando do popup de user/pass e sem retroceder a rede
para o tempo das cavernas.

O problema com o ntlm (assim como a via ldap ou nis) e que o hash da senha
trafega pela rede, tornando-a mais vulnerável, ao passo que no kerberos o
que poderia ser capturado (ticket de serviço) não causaria grandes
problemas.

[1]: http://wiki.squid-cache.org/ConfigExamples/Authenticate/Kerberos