[REVISTA FUG] Revista

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Terça Outubro 24 16:18:50 BRST 2006

On 10/23/06, Marcelo Vilela <marcelo.revistabsd em gmail.com> wrote:
> Olá,

Boa Tarde!

> (...)
> Que tal definirmos para quem é a revista, e o objetivo dela antes? Propus
> outras questões em outro tópico, dêem uma olhada também e comentem.

Beleza. vi o outro tópico que você falou. Nele você citava:

> Missão:
> Ao meu ver, a revista deve ter duas metas principais, primeira: unir
> os usuários de FreeBSD de forma a socializá-los, e informar os
> usuários de todos os níveis (inclusive os em potencial) para expandir
> o conhecimento e uso deste OS.

Tudo bem, podemos ter como missão unir usuários do FreeBSD e expandir
o uso deste S.O... Creio que principalmente a revista deve ter como
meta mostrar o poder do FreeBSD. Digo, mostrar aos leitores que para
tais problemas podemos implementar tais soluções no FreeBSD e citar
(sempre que possível) um caso prático com o problema e a solução
implementada.

> Posicionamento e público-alvo:
> A revista deve ser voltada para os diversos públicos do FreeBSD, desde
> usuários de linux (acredito que a maior parte que use FreeBSD tenha
> utilizado linux), os administradores de sistema que utilizam FreeBSD,
> e acho interessante ter uma parte ainda que demonstre a capacidade
> deste sistema, voltada à empresários, CIOs, gerentes de TI, etc.

Legal, vamos visar sim usuários do Linux, mas nunca no sentido de
dizer que o FreeBSD é superior/melhor do que o Linux e sim em mostrar
para esses usuários que eles podem experimentar implementar as
soluções no FreeBSD.
Acho que seria legal dividir a revista em três partes:
  - ABC: Nesta parte nós contariamos 'historinhas' sobre o FreeBSD,
como ele surgiu, alguns 'fatos inusitados'/'curiosidades' históricas.
  - Desktop: Aqui apresentariamos matérias destinadas à usuários que
querem usar o FreeBSD para ler seus emails, navegar, escutar músicas,
etc. Poderiamos mostrar aplicações destinadas ao desktop tipo:
gravadores de CD/DVD, players de aúdio e vídeo, IMs, navegadores,
programas para escritório, etc.
  - Servers: O poder do FreeBSD para servidores. Tunnings do kernel e
do sistema, estudos de casos sobre tudo que é tipo de servidor (banco
de dados, arquivos, impressão, ftp, http, firewall, controle de banda,
cache, dns, dhcp, enfim...)

Nessas três sessões poderiamos ter uma partezinha em cada uma para
tirar dúvidas dos leitores, sabem? Um espaço onde os leitores poderiam
nos enviar emails com dúvidas e nós responderiamos essas dúvidas
(claro que não todos os emails...)

> Rotatividade:
> Imagino que uma revista por mês seja mais do que suficiente, mas temos
> que fazer um pesquisa para averiguar.

Sim... uma vez por mês está ótimo...

> Tiragem; Custo; Preço e PDV:
> Não faço a menor idéia, hehehe.

Vamos fazer um teste em .pdf... então não precisariamos pesquisar por
enquanto sobre tiragem, custo e pontos de vendas....

E então? O que acham dessas três partes que propus? Alguem sugere algo
mais? Vamos começar a ver quem cuida de qual parte?

Abraços

--
Marcelo Rossi