[fug_sp_br] (unknown)

Vinicius Moreira Mello vinicius em theoffice.net
Dom Abr 29 21:22:01 BRT 2001

Oi,

            Se a sua maquina servira' de gateway para uma rede com IPs invalidos e' necessario
usar algum tipo de NAT. Nao necessariamente o /usr/sbin/natd. Voce pode usar o ipnat que vem
junto com o ipfilter. Caso voce for utilizar o natd e' necessario que todo o trafego que
passara' pela sua rede seja direcionado para a "analise" do natd. Uma maneira de fazer isso e'
usando o ipfw:

ipfw add 1 divert natd all from any to any via tun0 #cuidado com o numero depois do add, botei
1 apenas como exemplo

            Depois basta iniciar o natd, por exemplo: natd -u -n tun0.  Se voce conecta pelo
ppp voce pode fazer com que ele faca isso automaticamente pra voce.
            Outra maneira mais facil de fazer a mesma coisa e' usar o ipnat. Basta voce inserir
uma linha no arquivo de configuracao:

map ppp0 192.168.1.0/24 -> 0/32 #Assumindo que a sua rede e' 192.168.1.0/24
                                                                # Ah, e o arquivo de
configuracao pode nao existir,
                                                                # caso nao exista voce cria um.

            Depois inicie o ipnat: ipnat -f /etc/ipnat.rules. E pronto. (Assumindo que no
kernel tenha compilada a opcao IPFILTER)
            Essas sao duas maneiras relativamente simples de fazer NAT, assumindo que voce
compilou o kernel certinho e consegue conectar-se a internet.

--
Vinicius.