Re: [FUGSPBR] meu ip dinâmico

Capriotti capriotti em cee.com
Qua Ago 8 22:18:56 BRT 2001

Implementei isso há algum tempo atrás (muito tempo), e não lembro direito,
mas vamos lá:

Primeiro, se você estiver usando o ppp para a conexão, depois que se
conecta à internet, o ppp executa os comandos que estão no arquivo
/etc/ppp/ppp.linkup

sugiro a seguinte estrutura para o seu ppp.linkup:

PROVEDOR:
  ! sh /usr/local/[o_lugar_que_voce_quiser]/fire_up.sh MYADDR

Entendamos:

PROVEDOR:
  é o "label que você usa no seu arquivo ppp.conf para definir o seu
proveedor, e o0 que você coloca na linha de comando do ppp. No meu caso, seria

terra:

e o tal fire_up.sh é um script que você vai ter que criar - com os
atributos para ele ser executével.

Como vocêe pode adivinhar, o MYADDR é o IP dinâmico que vc recebeu do seu ISP.

Dentro do scritp, sugiro que você tenha uma área mais ou menos assim:

  oip=%1

e nas regras de firewall, use assim:

ipfw add deny tcp from any 23 to ${oip} via tun0

E por aí vai.

Sugiro que o seu /etc/ppp/ppp.linkdown limpe as regras que foram criadas
durante a conexão também.

Dá trabalho, mas vale a pena.

[]s